Bombeiros lutam nesta segunda-feira no Norte da Califórnia contra o maior incêndio do ano até agora no estado norte-americano e que já deixou ao menos dois mortos após dobrar a sua extensão durante o fim de semana, o que obrigou as autoridades a deslocar milhares de pessoas. Impulsionado por fortes ventos e tempestades elétricas, o incêndio McKinney destruiu 21.245 hectares da floresta nacional Klamath, perto de Yreka.
The McKinney Fire raging in Northern California's Klamath National Forest had burned through more than 51,000 acres as of Sunday morning and was at 0% containment, according to Cal Fire. https://t.co/K1T3VhQIw7 pic.twitter.com/WkuckxWLgW
— CBS News (@CBSNews) August 1, 2022
Segundo as autoridades, as chamas continuavam avançando sem controle. A Califórnia e outras regiões do Oeste dos Estados Unidos são afetadas há muito tempo por grandes incêndios florestais, resultado de anos de seca acentuada pelas mudanças climáticas. O incêndio de McKinney, que foi declarado na sexta-feira perto da fronteira com Oregon, é o maior incêndio florestal da Califórnia em 2022, mas ainda é menor que o Dixie Fire, que no ano passado devorou quase 400.000 hectares.
O Gabinete do Xerife do Condado de Siskiyou disse que os bombeiros encontraram dois corpos no domingo dentro de um carro queimado na entrada de uma casa na comunidade de Klamath River. O casal aparentemente ficou preso pelas chamas enquanto tentava escapar, disse o xerife Jeremiah LaRue à rede de televisão ABC.
O Escritório dos Serviços de Emergência da Califórnia informou que mais de 2.000 moradores de áreas rurais da região estavam sob ordens de evacuação, a maioria no condado de Siskiyou. Uma porta-voz do gabinete do xerife local, citada pela mídia, explicou que o fogo destruiu mais de uma centena de edifícios, incluindo casas, uma mercearia e um centro comunitário nas proximidades de Yreka, embora não tenha atingido a cidade de cerca de 7.800 habitantes.
The fast-growing McKinney wildfire in Northern California has grown to more than 51,000 acres in two days, becoming the state’s largest wildfire so far this year and forcing evacuations in rural neighborhoods. https://t.co/xISq6AdHFr pic.twitter.com/hwSLwzezds
— The New York Times (@nytimes) July 31, 2022
“As áreas circundantes devem estar preparadas para sair, se necessário. Por favor, não hesite em partir”, alertou a funcionária. Cerca de 650 pessoas trabalhavam para apagar o incêndio no domingo, de acordo com o Grupo Nacional de Coordenação de Incêndios Florestais. Equipes de busca e resgate evacuaram 60 pessoas que caminhavam na Pacific Crest Trail, de acordo com o Departamento do Xerife do Condado de Jackson (Oregon).
O Corpo de Bombeiros da Califórnia disse que as causas do incêndio estão sendo investigadas. A fumaça espessa ajudou a reduzir o crescimento do incêndio no domingo, mas por outro lado impediu a decolagem de muitos aviões dos bombeiros, informou o Serviço Florestal (USFS).
O incêndio McKinney começou a se propagar poucos dias depois que outro incêndio, o Oak Fire, devorou dezenas de prédios e obrigou a retirada de milhares de pessoas perto do parque nacional de Yosemite. A Califórnia, que vivencia anos de secas severas, ainda tem pela frente alguns meses de sua temporada anual de incêndios. Cientistas afirmam que as mudanças climáticas geram ondas de calor cada vez mais frequentes e intensas que provocam incêndios florestais.