Imagens de satélite divulgadas nesta quinta-feira por várias instituições e empresas mostram a chegada do rio de lava do vulcão Cumbre Vieja ao Oceano Atlântico, na ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias. A imagem mais impressionante foi liberada pelo Sistema Copernicus que produziu uma visualização em 3D da ilha com o rio de lava chegando até o mar.

Sistema Copernicus/Divulgação

O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), de Portugal, em colaboração com a empresa portuguesa GeoSat Global Earth Observation Satellites, continua a monitorar a evolução do vulcão de La Palma, e as suas consequências na atmosfera.

Jesus Perez Quinteros/Copernicus/Divulgação

Hoje, o IPMA e a empresa divulgaram uma série de imagens com grande detalhe dos rios de lava chegando ao mar feitas na data de ontem. Os satélites têm sido importantes para monitorar o fluxo de lava da erupção, estimar a sua trajetória e oferecer segurança para a população que tem as casas atingidas.

IPMA/Divulgação

A comissão diretora do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca) pediu à população mais próxima do vulcão em La Palma que tome precauções contra uma previsível deterioração da qualidade do ar com a mudança de regime. de ventos. Em Tazacorte, onde o rio de lava desagua no mar, foram medidos valores elevados de dióxido de enxofre que ultrapassam os regulamentos sobre a qualidade do ar com muito cheiro de podridão. Esta situação pode ser estendida a Los Llanos de Aridane e El Paso.

TASA/ESA/Divulgação

Embora as medições não representem um risco à saúde no momento, as autoridades recomendam manter precauções especiais como ficar em casa a menos que seja necessário e usar máscaras PFF2 em todas as pessoas com problemas respiratórios, crianças e mulheres grávidas.

De acordo com as autoridades, existe “alguma estabilidade” no rio de lava que chega ao mar com “transbordamentos em alguns pontos” e “algum fluxo secundário que se separou do poço principal”, mas a tendência é que haja a canalização.

O magma deságua no mar em fluxo contínuo, cai em forma de cascata de um penhasco de cem metros e formou na base da falésia por onde escoa um acumulado de magma resfriado que aumenta o tamanho da ilha. No começo da noite desta quinta, um novo rio de lava começou a se formar. As imagens mostravam pequeno canal de lava que se formou a poucos metros do ponto principal de emissão.