Anúncios

Parede de lava com metros de altura avança sobre casas e prédios na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, causando destruição e a evacuação de milhares de pessoas | Desirreé Martin/AFP/MetSul Meteorologia

A erupção vulcânica que teve início no domingo abriu uma nova boca eruptiva nas últimas horas nas proximidades da cidade de Tacande, em El Paso, ilha de La Palma, que obrigou novas evacuações da população. De acordo com as informações do Plano Especial de Proteção contra o Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca), a nova boca do vulcão, a nona, foi aberta a cerca de 900 metros da principal.

Uma parede de lava com metros de altura segue avançando sobre construções em áreas povoadas. De acordo com imagens de satélite do sistema Copernicus, a lava liberada pela erupção vulcânica cobre até o momento 103 hectares de terra e destruiu 166 casas e outros edifícios na ilha do arquipélago das Canárias.

perto de seis mil residentes evacuados de suas casas devido à proximidade com a zona de erupção ou porque suas propriedades estavam no caminho que a lava atingirá.

Esta erupção, a oitava que La Palma experimentou em tempos históricos, desde o século XV, irrompe por duas fissuras alinhadas de Norte a Sul e distantes cerca de 200 metros, com vários pontos de emissão, conforme detalha a comissão científica que acompanha a emergência. Um terremoto de magnitude 3,8 abalou La Palma na noite de segunda-feira, com epicentro a Sudeste do município de Tazacorte e a três quilômetros de profundidade, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional.

O tremor começou às 21h32, horário das Canárias, não causou danos e foi sentido em vários municípios da ilha, mas sugere que existe mais magma por alcançar a superfície e que a erupção pode aumentar. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcán) eleva a magnitude do tremor para 4,1.

Atividade vulcânica em La Palma

A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

O cenário de abertura de novas fissuras eruptivas é possível. A superfície continua a inflar e se deformar, o que é um sinal de que mais magma está sendo armazenado no subsolo e pode irromper na superfície. Os especialistas dizem que os caminhos existentes não são grandes o suficiente e que o vulcão pode optar por aumentá-los ou criar novos com aberturas de mais fissuras.

A atividade vulcânica na parte Sul da ilha de La Palma já dura pelo menos 125.000 anos e formou o vulcão conhecido como Cumbre Vieja, ou também simplesmente como Dorsal Sur. Apesar de serem estruturas diferentes, o Cumbre Vieja pode fazer parte do vulcão Taburiente. O Cumbre Vieja entrou em erupção em 1971, 1949, 1712, 1677, 1646 e 1585.


É o vulcão mais ativo das Ilhas Canárias. As erupções ocorreram em intervalos de 20-60 anos. Exceção foi a notável dormência de 237 anos entre 1712 e 1949. Cientistas especulam que a enorme erupção de seis anos na vizinha Ilha de Lanzarote, em 1730, induziu a longa dormência em Cumbre Vieja de mais de dois séculos até 1949.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


 

Anúncios