Anúncios

Fim de abril terá sequência de dias com risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul | FABIANO GUTIERRE/ARQUIVO

Um complexo cenário atmosférico com uma grande massa de ar seco e muito quente sobre o Brasil e sistemas como frentes frias e áreas de baixa pressões nas latitudes médias do continente trará dias de grandes mudanças do tempo para o Rio Grande do Sul neste final de mês de abril com períodos de sol, calor, chuva e temporais isolados.

Serão dias de “agitação” na atmosfera do território gaúcho. Ar muito quente começa a avançar já nesta quinta-feira a partir do Norte da Argentina e vai induzir a formação de instabilidade da tarde para a noite de hoje nas Metades Oeste e Norte do estado.

O ar quente, ao avançar sobre a atmosfera mais fria, forma uma frente quente nesta sexta-feira com chuva e risco de temporais isolados no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. O sistema se desloca para Sul no decorrer do dia enquanto ar mais quente ingressa pelo Noroeste e o Norte gaúcho, onde o sol aparece com uma tarde muito quente.

A massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul no sábado com calor ou abafamento em muitas cidades. A frente, no Sul gaúcho, deixa de ser quente e passa a ser fria à medida que começa a ser impulsionada por ar mais frio em sua retaguarda. O sistema, então, se desloca de Sul para Norte e até o fim do dia traz chuva e alguns temporais isolados no Oeste, Sul, Centro e parte do Leste do estado.

No domingo, a instabilidade persiste no Rio Grande do Sul. A chuva tende a se concentrar no decorrer do dia na Metade Norte, podendo ser, inclusive, localmente forte em diferentes localidades. Na Metade Sul, por sua vez, por onde ingressa ar mais ameno, o tempo firme predomina, embora com presença de nuvens.

Na segunda-feira, novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul com chuva em todas ou grande parte das regiões, permanecendo o risco de precipitações localmente fortes e de alguns temporais isolados.

Já na terça-feira, último dia de abril, nada de a instabilidade abandonar o estado com mais um dia de chuva na maioria ou todas as regiões. O risco de chuva forte em alguns pontos com ocasionais temporais localizados ainda estará presente.

Diante do cenário de grande instabilidade e constantes mudanças do tempo, com risco de chuva localmente forte em diversas cidades e ocasionais temporais localizados sob uma atmosfera muito instável, recomendamos ficar atento aos vários boletins que a MetSul publicará nos próximos dias com informações atualizadas, mais detalhadas por regiões e com muitos mapas ilustrativos do cenário meteorológico.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.