Anúncios

Uma tempestade de areia do Saara que atingiu a região de Mediterrâneo transformou a paisagem de uma das cidades mais importantes do mundo antigo. Atenas viu o céu ficar completamente alaranjado com a chegada do material particulado vindo do deserto do Norte do continente africano.

A nuvem de poeira soprada do Saara avançou para Norte com o vento e cobriu Atenas e outras cidades gregas em um dos piores episódios desse tipo a atingir o país desde 2018, disseram autoridades gregas aos meios de comunicação.

Uma névoa amarelo-laranja cobriu várias regiões após dias de ventos fortes vindos do Sul, limitando a visibilidade e alertando as autoridades sobre riscos respiratórios para a população, uma vez que a qualidade do ar se deteriorou consideravelmente com muitos moradores de Atenas recorrendo ao uso de máscaras.

“É um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram a ilha de Creta em particular”, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas para as agências de notícias.

Nuvens de areia do deserto não são incomuns e atingem com frequência países do continente europeu, alcançando mesmo a região dos Alpes, onde há um histórico de a neve ficar laranja nas montanhas por conta do depósito de areia do Saara sobre a camada de gelo.

A grande pluma de areia do deserto em suspensão na atmosfera cruzou o Mediterrâneo e antes atingiu a Líbia, onde o céu chegou a ficar vermelho tal a quantidade de areia em suspensão no ar. Atividades chegaram a ser suspensas por dois dias na Líbia com o governo fazendo repetidos alertas sobre a péssima qualidade do ar, que atingiu níveis insalubres.

ANGELOS TZORTZINIS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ANGELOS TZORTZINIS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ANGELOS TZORTZINIS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O deserto do Saara libera de 60 a 200 milhões de toneladas de poeira mineral por ano. Enquanto as partículas maiores regressam rapidamente à terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilômetros, atingindo a Europa, o Caribe e parte do continente americano.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios