Uma poderosa tempestade de areia nesta semana deixou o céu vermelho e laranja em Benghazi e Derna, cidades no Norte da Líbia, na África, no Mar Mediterrâneo. A força da tempestade interrompeu o tráfego aéreo e fechou aeroportos, administração pública e escolas na região, informou a mídia líbia.
O tráfego nos aeroportos de Benghazi e Tobruk foi suspenso até novo aviso, informou a mídia local, mostrando imagens de pistas enterradas na areia. “Todos os voos de e para o Aeroporto Internacional de Benina (em Benghazi) foram adiados devido à pessoa visibilidade e às más condições meteorológicas”, disse Saleh al-Amrouni, gestor do aeroporto, ao canal de televisão al-Masar.
As autoridades do Leste da Líbia emitiram vários alertas à população local e anunciaram já no domingo que a segunda e a terça-feira seriam “feriados” devido “às más condições meteorológicas”, informou a agência de notícias nacional Lana News.
Entre as áreas onde foi declarado estado de alerta está Derna, onde mais de 4.300 pessoas morreram e mais de 8.000 desapareceram em setembro passado, quando uma inundação gigantesca varreu a cidade após o colapso de duas barragens.
As autoridades também apelaram às autoridades para limitarem o tráfego rodoviário e o movimento em áreas onde a tempestade de areia causou pouca visibilidade. Em Tobruk, as pessoas de Al Bayda e Ajdabiya foram forçadas a ficar em casa enquanto o céu ficava amarelo.
Dados meteorológicos de superfície da cidade de Derna não estavam disponíveis, mas a tempestade de poeira foi acompanhada por ventos de até 70 km/h, de acordo com o The Libya Observer. Nas imagens de satélite, a poeira podia ser vista numa grande parte da costa Norte da Líbia, estendendo-se para Sul até o deserto e para Norte até à Grécia.
Orange haze sky over #Athens, #Italy and #Libya. As forecasted by @CopernicusECMWF CAMS the #Saharandust transport moved to Mediterranean, as shown in the the #Copernicus #Sentinel5p map on April 23, during one of the most serious episode for #Greece.@KalainH @CaptainGhazi pic.twitter.com/JxwkXmZ8AJ
— ADAM Platform (@PlatformAdam) April 24, 2024
As leituras de qualidade do ar para Derna, na Líbia, estavam na faixa insalubre com valores péssimos para a saúde em que indivíduos mesmo saudáveis podem sentir dificuldade para respirar com irritação na garganta diante de uma exposição prolongada.
Vídeos e fotos mostraram cenas de céus apocalípticos laranja e vermelhos, edifícios e árvores. A cor provavelmente foi exagerada pelo crepúsculo que se aproximava. A tempestade de areia também atravessou o Mar Mediterrâneo e lançou uma tonalidade alaranjada no Sul da Grécia.
Skies over southern Greece and Libya turned an orange hue as dust clouds blown across the Mediterranean Sea from North Africa engulfed the Acropolis and other Athens landmarks. https://t.co/EYKoY1pDwB pic.twitter.com/NpcYZl9GTg
— The Washington Post (@washingtonpost) April 24, 2024
A Líbia ainda luta para recuperar de anos de guerra e instabilidade após a derrubada, em 2011, do ditador de longa data, Moamer Kadhafi. O país rico em hidrocarbonetos está dividido entre o governo baseado em Trípoli, reconhecido pela ONU, no oeste, e uma administração rival no leste do país.
Dust wave hit #Derna city in eastern #Libya today and had reduced visibility. The sky was shrouded in ghostly orange clouds.
The city was hit by deadly floods in Sept that killed thousands of people,while more were still missing.#ClimateAction #ClimateChange📷 Montaser Mersal pic.twitter.com/uW5Rp4CjSi
— Ahmed Elumami (@AhmedElumami) April 23, 2024
A nuvem de poeira soprada do Saara avançou para Norte com o vento e cobriu Atenas e outras cidades gregas em um dos piores episódios desse tipo a atingir o país desde 2018, disseram autoridades. Uma névoa amarelo-laranja cobriu várias regiões após dias de ventos fortes vindos do Sul, limitando a visibilidade e alertando as autoridades sobre riscos respiratórios.
Sahara dust cloud transforms Athens into eerie Martian landscape https://t.co/oe3cjzmvzB pic.twitter.com/4IvdAua2KH
— New York Post (@nypost) April 24, 2024
“É um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram a ilha de Creta em particular”, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas.
O Saara libera de 60 a 200 milhões de toneladas de poeira mineral por ano. Enquanto as partículas maiores regressam rapidamente à Terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilômetros, atingindo a Europa, o Caribe e parte do continente americano.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.