A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana com chuva que será forte em diversas cidades e ainda o risco de alguns temporais isolados. O sistema frontal, além disso, será seguido de uma acentuada queda da temperatura com o ingresso de ar mais frio depois de um sábado de calor em parte do território gaúcho.
Uma frente quente avançou de Norte para Sul ontem no Rio Grande do Sul com chuva no Oeste, Centro, Sul e Leste do estado. A frente se formou a partir do avanço de ar muito quente e seco a partir do Nordeste da Argentina que abriu o tempo já ontem com sol e calor de até 34ºC, como esperado, no Oeste, Noroeste e o Norte gaúcho.
O sistema atingiu também o vizinho Uruguai, onde caiu granizo durante a sexta-feira em diversos departamentos do interior uruguaio, inclusive com registro de pedras de médio a grande tamanho em algumas localidades, como em Canelones, Cerro Largo e em Lavalleja.
Hoje, a mesma frente faz o caminho inverso. Uma vez que estará sendo impulsionada desta vez por ar frio, será agora uma frente fria que se moverá de Sul para Norte com nova mudança no tempo no território gaúcho que trará chuva para a maioria das regiões e risco de temporais isolados neste sábado.
A frente fria traz chuva entre a madrugada e a manhã para vários pontos do Oeste, Campanha e do Sul do estado, em especial próximos da fronteira com o Uruguai. É alto o risco na fronteira com o Uruguai, Campanha e no Sul gaúcho de chuva forte a torrencial com volumes excessivos em curto período com alagamentos e inundações repentinas. Há chance de temporais localizados com raios, vento e granizo.
A frente, então, vai se deslocar para o Centro e o Norte do estado da tarde para a noite deste sábado, onde sol aparece antes com calor e vento Norte. O vento, por efeito do relevo, pode elevar as marcas nos termômetros a valores de 33ºC a 35ºC no vales.
A frente fria, ao encontrar o ar quente em seu deslocamento pelo território gaúcho na segunda metade do dia, terá nuvens carregadas capazes de provocar chuva localmente forte e temporais isolados em que não se descarta a possibilidade de granizo e vendavais localizados.
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) de seis em seis horas para a manhã, tarde e noite deste sábado, além da madrugada do domingo. Observa-se como a máxima atividade da frente vai se dar do Centro para o Sul gaúcho neste sábado e como deve chover muito em parte do território gaúcho.
Em Porto Alegre, o sábado terá sol e nuvens com calor e abafamento. A temperatura pode ficar perto ou atingir 30ºC. A nebulosidade, então, aumentará e o tempo se instabilizará com chuva. Chove mais a partir do meio ou fim da tarde e à noite, seguindo ainda no começo do domingo.
Não se afasta vento forte na chegada da frente fria à Grande Porto Alegre mais tarde hoje e há risco de chover forte principalmente entre a noite deste sábado e o começo do domingo na capital e na área metropolitana, não se descartando volumes altos na região metropolitana.
Esta frente terá impacto maior no Rio Grande do Sul e menor em Santa Catarina. Isso porque o sistema frontal não conseguirá progredir muito para o Norte no Sul do Brasil por conta do bloqueio atmosférico associado a grande massa de ar seco e quente sobre o Centro do país, onde o tempo seguirá firme e com temperatura muito acima do normal para esta época do ano.
Queda acentuada da temperatura com a frente fria
Ar mais frio avança na retaguarda desta frente fria e vai ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer deste sábado com acentuada queda da temperatura após a chegada da frente fria que divide a massa de ar quente e fria com instabilidade. Por isso, o sábado vai terminar com temperaturas de até 13ºC a 14ºC em cidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul gaúcho, antes de uma madrugada fria nestas regiões no domingo.
O mapa acima mostra a projeção de temperatura do modelo meteorológico alemão Icon para o amanhecer deste domingo. Tal como se enxerga no mapa, o domingo vai se iniciar com marcas mais amenas em grande parte do estado e até com frio em pontos do Centro, Oeste e o Sul com marcas ao redor ou pouco abaixo de 10ºC na Campanha e na Serra do Sudeste. Mais ao Norte e ao Noroeste, embora refresque, o efeito do ar frio será pequeno.
O Rio Grande do Sul estará durante toda a próxima semana entre ar mais frio ao Sul e uma poderosa massa de ar quente sobre o Brasil. Conforme o dia, ora ar mais quente avança de Norte para o estado, ora ar mais frio se deslocará de Sul para o território gaúcho. Uma vez que estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva.
Como consultar os mapas
Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.