Anúncios

Áreas de instabilidade trouxeram chuva em pontos dos três estados do Sul do Brasil hoje com temporais isolados de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O tempo foi mais severo no Uruguai, onde o granizo chegou a ser grande em alguns pontos do país vizinho. Pedras grandes de gelo caíram, por exemplo, em Vichadero que é uma localidade uruguaia perto do município de Aceguá. Em Tacuarembó, também país vizinho, foi tanto granizo que a paisagem ficou branca.

O tempo não firma nesta sexta e no fim de semana no Sul do Brasil com muita chuva em parte da região. A MetSul Meteorologia antecipa volumes altos de precipitação em diversos pontos dos estados catarinense e paranaense entre esta sexta e o domingo. Nesta sexta, a instabilidade se afasta para Norte e o tempo firma em quase todo o Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Em Santa Catarina e no Paraná, ao contrário, as condições atmosféricas se deterioram muito com chuva e temporais.


O fim de semana, especialmente o domingo, promete muita instabilidade entre Santa Catarina e o Paraná. Os acumulados de chuva na soma de hoje até o começo da segunda devem atingir 100 mm em muitas regiões dos dois estados com marcas de 150 mm a 200 mm em alguns municípios e registros até superiores de 200 mm em setores isolados.

O mapa mostra a projeção de chuva para sete dias da rodada das 12Z de hoje modelo meteorológico alemão Icon, disponível com quatro atualizações diárias para o nosso assinante na seção de mapas para que possa se planejar e ter sempre as informações mais atualizadas.


O tempo segue instável em Santa Catarina e no Paraná durante o sábado, mas o domingo promete ser o dia de maior instabilidade. Um centro de baixa pressão avança entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul no domingo e forma uma frente fria que terá sua máxima atividade frontal mais ao Norte. Chove domingo em diferentes pontos do território gaúcho em parte do dia, mas Santa Catarina e Paraná devem ter muito mais água.

Volumes bastante altos, assim, são esperados no domingo em diversas cidades catarinenses e paranaenses, o que é uma boa notícia diante da estiagem. Por outro lado, os catarinenses e paranaenses devem enfrentar muitos temporais e alguns podem ser fortes ou severos com alto potencial para danos e transtornos em razão de vendavais e granizo.

Anúncios