Anúncios

A instabilidade aumenta muito entre o Uruguai e o Sul do Brasil desde o final da manhã e o começo da tarde desta quinta-feira (30) com chuva e temporais isolados em diversos pontos.

Uma frente quente se organiza na região associada a um centro de baixa pressão enquanto uma frente fria avança pelo Centro da Argentina. Houve queda de granizo no município catarinense de Faxinal do Guedes. Em Tacuarembó, no Uruguai, a intensa precipitação de granizo chegou a deixar a paisagem branca.


Temporal de granizo deixou branca a paisagem em Tacuarembó | Redes sociais

Os temporais eram previstos pela MetSul que adverte para um significativo período de instabilidade com muita chuva no Sul do Brasil que deve persistir até o começo da semana que vem com intervalos de melhoria em que o sol aparece.

A instabilidade de hoje é favorecida pelo ar muito quente de Oeste e Noroeste, o que trazia no começo da tarde temperatura de 36ºC em Assunção, no Paraguai, e 31ºC em Posadas, Misiones, no Nordeste da Argentina.

A MetSul Meteorologia antecipa que a instabilidade deve aumentar ainda mais da tarde para a noite de hoje no Rio Grande do Sul e no Uruguai com temporais isolados em muitas áreas, não se descartando vendavais isolados e, principalmente, granizo de variado tamanho. A chuva deve alcançar a área de Porto Alegre e região metropolitana no decorrer da tarde.

Os temporais isolados em alguns pontos podem ser fortes a severos com potencial de transtornos pelo vento e granizo. O risco durante a tarde desta quinta é maior no Oeste e nas Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul, além do território uruguaio, regiões em que as nuvens carregadas estão se formando muito rapidamente com a alimentação de ar bastante quente que avança de Norte a partir do Nordeste argentino e do Paraguai.


São nuvens do tipo Cb (Cumulonimbus), de temporal, com chuva localmente forte e raios, e ainda com potencial de provocar vento forte localizado e granizo isolado. Não pode se descartar a repetição do que ocorreu em Tacuarembó, Uruguai, com acúmulo de granizo em algumas localidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


 

Anúncios