Fortes temporais de granizo atingiram o Uruguai ao longo desta quinta-feira. De acordo com o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as tempestades castigaram pontos dos departamentos de Florida e de Rivera. As pedras de gelo em algumas localidades foram de grande tamanho, caso da localidade de Vichadero, em Rivera, muito perto do município gaúcho de Aceguá, na fronteia dos dois países.
TEMPO | Tempestade de granizo de grande tamanho na localidade uruguaia de Vichadero, departamento de Rivera, perto de Aceguá (RS). Vídeo de Washington Gonzalez vía @Estacion_bcp. Leia os alertas meteorológicos e saiba o que esperar em https://t.co/cCRIo33qLf. pic.twitter.com/tgtnMuet34
— MetSul.com (@metsul) September 30, 2021
Ar quente que avançava de Norte favoreceu a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical sobre o território uruguaio nesta quinta-feira. No Rio Grande do Sul, as máximas à tarde hoje chegaram a 32ºC em Porto Xavier e 30ºC em Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, no Noroeste gaúcho.
Em Tacuarembó, o temporal de granizo também foi forte. Foram tantas pedras de gelo que a paisagem chegou a ficar branca no final da manhã após a passagem do temporal pela região. Nuvens muito carregadas se formaram sobre o Uruguai entre o final da manhã e o começo da tarde, proporcionando as condições localizadas de tempo severo com a formação de células produtoras de granizo na atmosfera.
Más fotos del granizo caído hoy en Sarandí Grande #Florida y Vichadero #Rivera #Uruguay
Fotos vía Luis Aquino, Lourdes Castelli, Matías Mena pic.twitter.com/Ur1dbtdICX
— Inumet (@MeteorologiaUy) September 30, 2021
Continúan las alertas meteorológicas por tormentas fuertes ?️⛈️ para Uruguay
Compartimos algunas fotos del granizo en Batoví y Vichadero. Hay reportes de granizo más pequeño en otras localidades del Norte y Suroeste
Fotos vía Andrea Sosa, Rivera un sentimiento, Matías Mederos pic.twitter.com/Ld0AviCE7b
— Inumet (@MeteorologiaUy) September 30, 2021
Muita chuva e temporais previstos para Santa Catarina e o Paraná, no Sul do Brasil, para onde a previsão é de muita instabilidade até domingo. Com isso, a expectativa é de melhora do tempo no território gaúcho, mas que não deve durar muito. Um centro de baixa pressão atravessa o país no domingo com chuva em diversos departamentos e mais uma vez risco de granizo isolado.
O centro de baixa pressão, ao chegar no oceano, deve impulsionar uma massa de ar seco e frio para o território uruguaio. Com efeito, o tempo seco deve predomina na próxima semana no país vizinho com muitos dias de sol, entretanto com madrugadas muito frias para o mês de outubro e que podem ter mesmo formação de geada em zonas rurais do interior do país.