Anúncios

Fortes temporais de granizo atingiram o Uruguai ao longo desta quinta-feira. De acordo com o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as tempestades castigaram pontos dos departamentos de Florida e de Rivera. As pedras de gelo em algumas localidades foram de grande tamanho, caso da localidade de Vichadero, em Rivera, muito perto do município gaúcho de Aceguá, na fronteia dos dois países.

Ar quente que avançava de Norte favoreceu a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical sobre o território uruguaio nesta quinta-feira. No Rio Grande do Sul, as máximas à tarde hoje chegaram a 32ºC em Porto Xavier e 30ºC em Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, no Noroeste gaúcho.

Em Tacuarembó, o temporal de granizo também foi forte. Foram tantas pedras de gelo que a paisagem chegou a ficar branca no final da manhã após a passagem do temporal pela região. Nuvens muito carregadas se formaram sobre o Uruguai entre o final da manhã e o começo da tarde, proporcionando as condições localizadas de tempo severo com a formação de células produtoras de granizo na atmosfera.

Muita chuva e temporais previstos para Santa Catarina e o Paraná, no Sul do Brasil, para onde a previsão é de muita instabilidade até domingo. Com isso, a expectativa é de melhora do tempo no território gaúcho, mas que não deve durar muito. Um centro de baixa pressão atravessa o país no domingo com chuva em diversos departamentos e mais uma vez risco de granizo isolado.

O centro de baixa pressão, ao chegar no oceano, deve impulsionar uma massa de ar seco e frio para o território uruguaio. Com efeito, o tempo seco deve predomina na próxima semana no país vizinho com muitos dias de sol, entretanto com madrugadas muito frias para o mês de outubro e que podem ter mesmo formação de geada em zonas rurais do interior do país.