Anúncios

As emissões do vulcão Cumbre Vieja, em erupção na ilha de La Palma, nas Canárias, alcançam a Espanha e França. O mapa divulgado pela Adam Plataform mostra como uma pluma de SO2 (dióxido de enxofre) se estende da área da erupção até a península ibérica e depois avança para o território francês. Estima-se que o vulcão tenha emitido entre 8.000 e 10.500 toneladas de dióxido de enxofre por dia, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

ADAM PLATAFORM/DIVULGAÇÃO

O mapa pode impressionar, mas o dióxido de enxofre está em grande altitude e foi levado por correntes de vento em camadas superiores da atmosfera. A população destas áreas não enxerga e não sofre qualquer efeito das emissões. Mesmo na área da erupção a qualidade do ar é boa na maior parte dos locais. Muitas cinzas têm caído na parte Leste da ilha, entretanto as autoridades enfatizam que a qualidade do ar é “ótima” na maioria dos locais de La Palma. A nuvem de gases está acima de 4 mil metros de altitude e não afeta a população das zonas habitadas.


A erupção vulcânica que começou no último domingo na área do Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, deixa mais de 6.000 moradores desalojados e 496 prédios e infraestrutura danificados ou perdidos. Segundo o Governo das Canárias, as administrações lançaram iniciativas necessárias para fazer frente à emergência habitacional das famílias que perderam as suas casas.

O vulcão mantém pelo menos quatro pontos de emissão ativos e a lava flui em duas correntes, embora o magma tenha desacelerado no fluxo inicial. O segundo, que se formou a partir da atividade explosiva da sexta-feira, avança mais rápido por ser magma menos viscoso. Foi o que derrubou a Iglesia de Todoque, símbolo religioso da ilha, no começo da tarde deste domingo.

Neste domingo, as pessoas que tiveram que ser evacuadas na última sexta-feira dos bairros de Tacande de Abajo, Tacande de Arriba e Tajuya puderam retornar para suas casas, conforme anunciado em entrevista coletiva do Plano de Emergência Vulcânica de Canárias (Pevolca).

Os cientistas da Rede Geodésica Canária registraram um processo de deflação nas últimas 24 horas na área vulcânica de Cumbre Vieja. Isso indicaria uma diminuição da pressão no sistema magmático. A informação foi dada pelo Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), que afirmou que esses dados não implicam que a erupção esteja se aproximando do fim. Em qualquer caso, indicou que mais dados e parâmetros diferentes são necessários para fazer previsões corretas sobre a evolução de médio prazo da atividade eruptiva.

Já o aeroporto de La Palma, que foi fechado devido à acumulação de cinzas, que cobria um total de cerca de 250.000 metros quadrados de superfície, voltou a funcionar neste domingo. Após um esforço de limpeza de cinzas da pista, o aeródromo agora pode ser operado com a aprovação prévia do plano de vôo pelas autoridades de segurança de voo da Espanha. A área total coberta pelas cinzas é de 1.314 hectares, segundo cálculos do Sistema Copernicus.

A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.


A atividade vulcânica na parte Sul da ilha de La Palma já dura pelo menos 125.000 anos e formou o vulcão conhecido como Cumbre Vieja, ou também simplesmente como Dorsal Sur. Apesar de serem estruturas diferentes, o Cumbre Vieja pode fazer parte do vulcão Taburiente. O Cumbre Vieja entrou em erupção em 1971, 1949, 1712, 1677, 1646 e 1585. O risco de tsunami no Brasil é por demais remoto.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


É o vulcão mais ativo das Ilhas Canárias. As erupções ocorreram em intervalos de 20-60 anos. Exceção foi a notável dormência de 237 anos entre 1712 e 1949. Cientistas especulam que a enorme erupção de seis anos na vizinha Ilha de Lanzarote, em 1730, induziu a longa dormência em Cumbre Vieja de mais de dois séculos até 1949.

Anúncios