Anúncios

Uma cidade entre as nuvens. Foi o que ocorreu no começo desta quinta-feira na cidade de Bijie, na província de Ghizhou, no Sudoeste da China. O tempo aberto com vento calmo favoreceu acentuado resfriamento noturno e a formação de muitos bancos de nevoeiro na região.

STR/AFP/METSUL METEOROLOGIA

STR/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A China sofreu na semana passada com uma forte onda de frio e nevascas. Na capital Pequim, a primeira grande nevasca do inverno ocorreu 23 dias antes do normal. A onda de frio, considerada a mais ampla na China em um começo de período frio em mais de uma década, afetou 1,18 bilhão de pessoas e 90% das regiões do país, incluindo a ilha tropical de Hainan, no extremo Sul, onde as temperaturas costumam ser mais altas.


A onda de frio trouxe condições de nevasca para muitas partes do Norte, o que gerou enormes transtornos em transporte, infraestrutura, agricultura e suprimentos de energia em um momento em que muitas partes de o país já têm enfrentado problemas com o fornecimento de eletricidade e até mesmo com a escassez de luz nos últimos meses, o que levou a aumento dramático na produção de carvão.

O que é nevoeiro e como se forma

Quando uma massa de ar experimenta resfriamento à superfície, nevoeiros podem ser formados. Nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela e que afeta seriamente a visibilidade. É como se a base de uma nuvem estratiforme estivesse muito baixa e em algumas situações é possível identificar gotinhas d’água flutuando na atmosfera. Quando muito denso, o que costuma ocorrer no inverno, o nevoeiro pode trazer acidentes graves e até mesmo fatais pela redução da visibilidade.


Muitas vezes o resfriamento por si só não é suficiente para formar nevoeiro, exceto em noites com ventos muito calmos. Quanto maior for o vento, menor será a chance de uma inversão térmica de superfície, pois a turbulência associada ao campo de vento irá carregar calor para baixo. Ademais, se existe nebulosidade, parte da radiação perdida pela superfície é absorvida pelas nuvens e então refletida de volta e reabsorvida novamente pela superfície, o que impede a formação de nevoeiros.

Assim, noites frias, de vento calmo e de céu claro são as que permitem que a radiação emitida pela superfície escape para o espaço e, portanto, formam as condições ideais para resfriamento de ar na superfície. Normalmente, os nevoeiros são rasos e desaparecem rapidamente após o nascer do sol.

Anúncios