Anúncios

Fronteira com o Uruguai teve frio de 3°C hoje cedo | Anderson Alves/Arquivo

O Rio Grande registrou 3ºC na fronteira com o Uruguai na madrugada de hoje como efeito de uma massa de ar frio de forte intensidade que chegou ao território gaúcho ontem, derrubando a temperatura. As menores mínimas ocorreram no Sul pelo tempo mais aberto e seco, uma vez que o sol retornou à região ainda na tarde de ontem.

Em contrapartida, as áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, que tradicionalmente têm as menores marcas do Estado, começaram a quinta com tempo fechado e chuvoso em muitas áreas, o que impediu resfriamento maior e mínimas que fossem menores que as registradas mais ao Sul do Rio Grande do Sul.


A temperatura mínima de hoje na estação de referência climatológica de Bagé de 7,5ºC ficou muito abaixo da mínima média histórica de novembro na cidade que é de 14,7ºC. Trata-se, assim, de um desvio negativo de 7,2ºC. Já em Santa Vitória do Palmar, a estação de referência histórica anotou mínima de 8,5º C, quando a média mínima histórica do mês é de 13,9ºC, um desvio negativo de 5,4ºC. Veja a seguir as menores marcas observadas nesta quinta-feira no território gaúcho:

Herval: 3,4°C
Pelotas: 6,3°C
Pinheiro Machado: 6,8°C
Bagé: 7,2°C
Jaguarão: 7,2°C
Dom Pedrito: 7,8°C
Santa Vitória do Palmar: 8,5°C
Rio Grande: 8,6°C
Capão do Leão: 8,9°C
Quaraí: 9,0°C
Canguçu: 9,5°C
Canela: 9,8°C

No Uruguai, o frio se fez sentir com força. De acordo com dados do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as mínimas hoje foram de 3,6ºC em Rocha, 4,8ºC em Mercedes, 5,7ºC em Laguna del Sauce, 5,8ºC em Durazno e 6,0ºC no Aeroporto Internacional de Carrasco. Em Montevidéu, na estação do Prado, a mínima foi de 8,3ºC.


Uma vez que o ar seguirá mais seco e o tempo mais aberto, a fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul devem voltar a ter as menores mínimas nesta sexta-feira. Na Grande Porto Alegre, na Serra e nos Aparados, o frio mais intenso será sentido nas madrugadas deste fim de semana, quando o tempo vai estar mais aberto e o ar mais seco no sábado e no domingo no Nordeste gaúcho.

Na cidade de São Paulo, onde recém hoje chega a frente fria com chuva, as madrugadas mais frias devem ser as do começo da semana que vem pela menor cobertura de nebulosidade que proporciona maior resfriamento noturno. As mínimas devem ficar entre 13ºC e 14ºC no domingo, na segunda e possivelmente ainda na terça. Em bairros do Sul da cidade de São Paulo, como em Parelheiros, marcas menores podem ser esperadas.

Anúncios