A onda polar desta primeira metade da semana na região Centro-Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai traz a maior anomalia negativa de frio no mundo fora do polos. Em nenhum lugar do planeta a temperatura ficou tão abaixo da média fora das regiões polares como a parte central da América do Sul.
Existem áreas de temperatura abaixo da média extensas nas Planícies Centrais dos Estados Unidos, no Norte do Canadá e na parte central da Rússia, mas fora da Antártida não há nenhuma região nesta segunda-feira com a temperatura tão abaixo da média como a porção central da América do Sul, efeito da poderosa massa de ar polar que cobre a maior parte dos países do Cone Sul da América.
Nevou hoje cedo em Santa Catarina, no Planalto Sul Catarinense, e caiu chuva congelada em São José dos Ausentes (RS) e em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná.
TEMPO | Chuva congelada agora em São José dos Ausentes (RS). Vídeo de Alexandre Pereira na área do Pico Monte Negro. Há relatos de chuva congelada ainda na região de São Joaquim (SC) e na área de Pato Branco (PR). pic.twitter.com/48Ga8JFr5H
— MetSul.com (@metsul) June 28, 2021
As mínimas de hoje na Argentina chegaram a -15,0ºC em Maquinchao, -11,7ºC em Malargue, -10,6ºC em Uspaliata, -9,9ºC em La Quiaca, -9ºC em Esquel, e -8,6ºC em Perito Moreno. Ontem, a neve caiu em locais pouco acostumados ao fenômeno no Noroeste da província de Buenos Aires e do Sul da província de Santa Fé.
Chama atenção na imagem de anomalia de temperatura global hoje como está quente o Noroeste do Estados Unidos e a região de British Columbia no Canadá. O Canadá teve ontem a maior temperatura da sua história com 46ºC em localidade de British Columbia.
Igualmente, o mapa mostra como grande parte da Antártida está mais fria do que a média. Enquanto no Ártico a temperatura está 0,5ºC acima da média, na Antártida a temperatura está 3,2ºC abaixo da média. Isso contribui para que o Hemisfério Norte esteja 0,5ºC acima da média enquanto o Hemisfério Sul registre hoje temperatura 0,5ºC abaixo. O peso é enorme do continente gelado na anomalia do nosso hemisfério. Em nível mundial, a anomalia hoje é de 0,2ºC acima da média.