Anúncios

Europa em emergência climática com Alemanha ainda resgatando pessoas nas inundações e buscando desesperadamente por centenas de desaparecidos no pior desastre da história do país na memória recente | Sebastien Bozon/AFP/MetSul Meteorologia

Europa ainda busca vítimas das inundações catastróficas da metade da semana e voltou a ter chuva extrema neste sábado. Diferentemente do evento de instabilidade de dias atrás que assolou diversos países com enchentes (Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França e Alemanha), a instabilidade deste sábado foi mais localizada.

Um temporal de verão gerado pelo forte calor provocou chuva extrema em curto período na região de Salzburgo, na Áustria. Imagens divulgadas em redes sociais mostravam ruas transformadas em rios com enorme correnteza e a água com vários metros de altura carregando tudo pelo seu caminho. Não há informações ainda de vítimas.

Na Alemanha e na Bélgica, por outro lado, passam de 150 os mortos pela chuva seguida de inundações da metade da semana. Centenas de pessoas permanecem desaparecidas no Oeste da Alemanha, nos estados de Renânia do Norte-Vestfália e Renâmia-Palatinado.

As autoridades estão mobilizadas numa busca frenética e desesperada para encontrar pessoas que ainda possam estar vivas entre os escombros e na lama, mas a cada hora que passa a chance diminui. Um estado de catástrofe foi declarado em parte da Alemanha e a chanceler Ângela Merkel se disse em choque com a situação no país.

Recorde de calor

O Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, informou hoje que a Irlanda do Norte teve neste sábado a sua mais alta temperatura já registrada. A temperatura máxima alcançou 31,2ºC na estação de Ballywatticock, em County Down. Anteriormente, a maior temperatura na Irlanda do Norte era de 30,8ºC em 12 de julho de 1983 e 30 de junho de 1976.

Este sábado foi o dia mais quente do ano no Reino Unido com os quatro países (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) atingindo as suas máximas de 2021 até agora durante uma forte onda de calor.

Anúncios