Chuva extrema traz enchentes catastróficas na Europa Ocidental nesta sexta-feira. O episódio de chuva é descrito como o de “uma geração”. Os países mais castigados são Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Rios rapidamente saíram dos seus leitos e inundaram cidades inteiras com enorme correnteza e até dois a três metros de altura das águas nas ruas, o que trouxe imagens impressionantes na manhã desta sexta-feira.
MUNDO | Muito grave evento de chuva extrema na #Alemanha, #Belgica, #Luxemburgo, #Holanda e #Suica. Estas são imagens da cidade belga de Verviers e descritas pelo meteorologista @Meteovilles da rede de televisão francesa @BFMTV como “apocalípticas”. pic.twitter.com/RybfFdpGNi
— MetSul.com (@metsul) July 15, 2021
“É uma catástrofe. Há mortos, desaparecidos e muitos ainda em perigo”, disse Malu Dreyer, chefe de governo do estado alemão de Rheinland Pflaz. As autoridades alemãs já confirmaram 42 mortos e afirmam que há dezenas de desaparecidos.
Alguns meios de imprensa do país chegam a mencionar centenas de desaparecidos nas inundações. Foram mobilizados helicópteros de vários estados para resgatar pessoas que buscaram proteção nos telhados de suas casas.
MUNDO | Dezenas de mortos e desaparecidos na #Alemanha em razão da chuva extrema que inunda parte do país nesta sexta-feira. Imagens da @dwnews. pic.twitter.com/f8zWUiNlNc
— MetSul.com (@metsul) July 15, 2021
Os estados mais atingidos pelas enchentes na Alemanha são Renânia do Norte-Vestfália e Renâmia-Palatinado. A localidade mais castigada é a de Schuld, na Renânia-Palatinado, onde as autoridades contabilizavam ao menos 70 pessoas desaparecidas na manhã desta sexta-feira.
Casas desabaram com a força das águas e pessoas foram arrastadas pela forte correnteza. Foi decretado estado de catástrofe na região e o exército foi acionado.
Bélgica e Holanda
Há relatos de mortos e desaparecidos em razão da chuva e das inundações no outro lado da fronteira, na Bélgica. A cidade de Chaudfontaine começou a ser evacuada ainda durante a tarde da quarta-feira ante a perspectiva de graves inundações.
O governo francês enviou tropas e helicópteros para auxiliar as autoridades belgas, Os governos de Itália e Áustria fizeram ofertas semelhantes de ajuda.
O Norte da França também sofre com intensas precipitações. Na Holanda, a cidade de Valkenburg, perto das fronteiras com a Alemanha e Bélgica, retirou pessoas de prédios e casas antes de as ruas da cidade se transformarem em rios.
Tropas foram mobilizadas para resgatar pessoas das inundações e colocar sacos de areia diante do transbordamento de rios.
Suíça
Na Suíça, há relatos de deslizamentos de terra. Vários lagos do país correm o risco de transbordar com o excesso de chuva. O que mais preocupa é o Lucerne, na parte central do país. As autoridades fecharam diversos túneis e estradas em regiões montanhosas.