Anúncios

Geada será forte e ampla no Sul do Brasil com prováveis prejuízos na produção primária como hortifruti | Gleici Trois/Rádio Miriam Caravaggio/Arquivo

Uma forte massa de ar polar começa a invadir o Brasil e vai derrubar a temperatura em diversos estados neste começo de semana. Não é incursão de ar polar tão intensa quanto a registrada no fim de junho, mas, novamente, o ar frio terá uma trajetória continental, avançando pelo interior do continental, com acentuado declínio da temperatura no Sul do país e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, alcançando até pontos do Norte do Brasil (friagem).


A geada surpreendeu e assustou muitos produtores do Paraná e do Centro-Oeste na onda de frio de junho, apesar dos repetidos alertas e projeções que gearia nestas regiões. Desta vez, a geada se fará novamente presente no Centro-Oeste, mas será menos abrangente que no episódio polar do mês de junho. Tende a se concentrar mais no Mato Grosso do Sul, especialmente no Sul. No Paraná, ao contrário, a geada será outra vez generalizada e forte em muitos locais com impactos na produção.

As madrugadas de segunda e terça-feira, no geral, serão as de geada mais abrangente no Centro-Sul do Brasil. Na quarta-feira, deve gear ainda em muitos locais, entretanto mais em pontos do Sul e do Sudeste do país. De quinta-feira em diante, com ingresso de ar mais quente, as áreas passam a diminuir a cada dia e tendem a se concentrar a cada dia mais em baixadas, especialmente no Sul do Brasil.

Os mapas abaixo mostram as projeções de geada do modelo canadense para o período deste domingo até sexta-feira em que se observa que a ocorrência de geada deverá ser mais ampla entre segunda-feira e quarta-feira.

As projeções de geada do modelo canadense e de outros modelos meteorológicos podem ser acessadas com exclusividade pelo assinante em nossa seção de mapas do site com até quatro atualizações diárias e, dependendo do modelo, de 72h até quinze dias.


A MetSul alerta que a geada pode ser forte em muitos locais dos três estados do Sul do Brasil, devendo ser severa em alguns locais, especialmente de maior altitude. Deve gear em pontos das três capitais do Sul do Brasil, especialmente em Curitiba. Pode gear mesmo em alguns locais da cidade de São Paulo, sobretudo mais ao Sul da capital paulista.

A geada deve aparecer nesta primeira metade da semana em muitas cidades também do interior do estado de São Paulo, especialmente mais a Oeste, ao Centro e o Sul paulista. Espera-se ainda ocorrência de geada em áreas do Sul do estado de Minas Gerais, como na Mantiqueira.

Anúncios