Anúncios

A frente fria chegou na tarde desta terça-feira à cidade do Rio de Janeiro com intenso vento que assustou e trouxe transtornos na capital fluminense. O vento extremamente forte no alto do Corcovado, em razão da altitude da montanha, espantou pela força quem visitava o Cristo Redentor e o tema acabou parando nos trending topics das redes sociais. A MetSul havia alertado ontem que a frente fria chegaria com muito vento à cidade do Rio de Janeiro. Um vídeo mostra o vento no Cristo Redentor e o que aparenta ser um funcionário do local tentando se segurar para conseguir descer uma das escadarias de acesso ao monumento.

De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, o vento chegou a 77,8 km/h no Forte de Copacabana. Na Vila Militar, as rajadas foram de 50 km/h. Já em Niterói, o Inmet mediu vento de 66,2 km/h. A Força Aérea Brasileira, por sua vez, reportou vento de 68,6 km/h no Aeroporto Internacional do Galeão e 72,3 km/h no Santos Dumont. A temperatura no Galeão que era de 36ºC ao meio-dia caiu para 25ºC no final da tarde.

De acordo com o Diário do Rio, a Ponte Rio-Niterói precisou ser fechada por volta das 14h50 em ambos os sentidos, sendo reaberta apenas uma hora depois. No local, os ventos chegaram a 76km/h. Além disso, ao menos 15 árvores caíram na cidade com interdição de algumas ruas.

A maior parte das ocorrências se deu na Zona Norte. Em Botafogo, por exemplo, na Zona Sul, uma árvore atingiu carros na Rua Capitão Salomão. Em razão do vento, o prefeito Eduardo Paes chegou a pedir que a população evitasse se deslocar pela cidade do Rio de Janeiro.

Por que ventou tanto? Como a MetSul prognosticou, houve uma rápida troca de massas de ar. A massa de ar muito quente que cobria a cidade do Rio de Janeiro até o começo da tarde foi muito rapidamente por uma massa de ar frio de maior intensidade que avançou a partir do oceano. A célere troca de massas de ar com características radicalmente distintas acabou por gerar a intensa ventania.

O tempo seguirá ventoso na cidade do Rio de Janeiro e com chance de precipitação até o começo da quarta-feira, mas as rajadas devem ser menos intensas e se tornarem mais esporádicas.


A quarta e a quinta devem ser dias bastante amenos para os padrões da cidade do Rio pela influência da massa de ar frio e a quinta pode amanhecer com temperatura de 14ºC ou 15ºC, baixa para a capital fluminense nesta época do ano, de acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

O sol retorna e aparece com nuvens entre esta quarta e a quinta com períodos de maior nebulosidade e ocasional instabilidade isolada e passageira.

Anúncios