Anúncios

A primavera de 2021 começará com a incursão de uma massa de ar frio que vai alcançar o Sul e o Sudeste do Brasil com queda de temperatura e um início de estação com noites mais frias e tardes de temperatura agradável.

Não se trata de uma massa de ar frio de grande intensidade, mas será suficiente para derrubar acentuadamente as marcas nos termômetros em locais que estão sob ar muito quente neste momento.


O mapa acima de anomalia de temperatura em 850 hPa (nível de pressão correspondente a 1.500 metros de altitude) mostra que uma massa de ar por demais quente atua neste instante no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sudeste do Brasil. Hoje, o dia é muito quente na maior parte destas regiões com previsão de 36ºC a 38ºC no Noroeste gaúcho e no Oeste catarinense, 37ºC a 39ºC no Oeste do Paraná, máximas perto de 40ºC em pontos do interior de São Paulo e 33ºC a 34ºC na capital paulista. O ar quente organiza uma frente quente entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai com temporais que já deixaram estragos e trouxeram granizo em Porto Alegre.

Amanhã, a massa de ar frio começa a avançar pelo Norte e o Nordeste da Argentina da tarde para a noite desta segunda-feira (20) e amanhã (21) começa a ingressar no Rio Grande do Sul. Um centro de baixa pressão no Atlântico, na altura do Sul do Brasil, vai rapidamente impulsionar o ar frio para São Paulo e o Rio de Janeiro entre amanhã (21) e quarta-feira (22), encerrando a sequência de dias muito quentes.

A cidade de São Paulo começa a terça ainda sob influência do ar muito quente com temperatura alta, mas deve terminar o dia já sob efeito do ar frio com marcas ao redor dos 15ºC ou 16ºC. O rápido ingresso do ar frio da tarde para a noite desta terça na capital paulista e no litoral pode se dar com rajadas de vento forte pela acelerada troca de massas de ar e ainda aumento de nebulosidade com chance de precipitação. Na cidade do Rio de Janeiro, o ar frio deve chegar quase na mesma hora, derrubando a temperatura entre o final da terça e o começo da quarta com fortes a intensas rajadas de vento e chance de chuva que não se descarta possa ser moderada a forte.

A segunda metade da semana será bastante amena e agradável em São Paulo e no Rio. Quarta e quinta devem ter máximas abaixo dos 20ºC na capital paulista com marcas um pouco acima de 20ºC na sexta e que cairiam novamente no sábado. A cidade de São Paulo pode ter mínimas entre 10ºC e 12ºC na quinta e na sexta, mas inferiores em bairros do Sul. Mesmo na cidade do Rio de Janeiro as primeiras noites da primavera devem ser frias para os padrões locais com marcas de até 14ºC ou 15ºC.

No Rio Grande do Sul, o ar frio ingressa ao longo desta terça-feira, o que vai ativar a instabilidade com chuva na Metade Norte e trazer queda de temperatura em todas as regiões no decorrer do dia. As mínimas ocorrem no final da terça, quando deve fazer entre 6ºC e 7ºC nos Aparados, 9ºC a 11ºC na fronteira com o Uruguai e 13ºC em Porto Alegre. Alerta-se que o ar frio ingressa com vento nesta terça e que pode soprar com rajadas por vezes fortes.

O ar frio deve garantir uma sequência longa de dias bastante agradáveis e amenos no Rio Grande do Sul no começo da primavera, mas a presença de nuvens e até instabilidade em alguns momentos devem impedir mínimas muito baixas na segunda metade da semana. Mesmo assim, resfriamento maior é esperado na madrugada da quinta com chance de geada em pontos entre os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense.


Em grande parte do Rio Grande do Sul, as mínimas na segunda metade da semana devem ficar entre 10ºC e 13ºC, mas cidades em locais de maior altitude do Planalto e das Serras do Sudeste e do Nordeste devem ter marcas de um dígito. Os termômetros podem marcar menos de 5ºC nos Campos de Cima da Serra. Marcas de um dígito podem ocorrer ainda na fronteira com o Uruguai, na Campanha, no Centro-Serra e em baixadas do Noroeste. As tardes, por sua vez, devem ter máximas ao redor ou pouco acima de 20ºC na segunda metade da semana.

Em Santa Catarina, refresca bastante na quarta e as menores marcas devem ocorrer em cidades do Planalto Sul, onde não se afasta geada. No Paraná, a queda da temperatura também será sentida. O ar frio começa a ingressar em Curitiba na noite desta terça, prevendo-se que a quarta e a quinta-feira sejam dias frios na capital paranaense com marcas baixas mesmo durante a tarde.

Anúncios