Onde mais vai ter chuva no Brasil na semana? De acordo com a análise da MetSul do conjunto de dados de modelos numéricos de previsão do tempo, a tendência é que o Norte, parte do Nordeste e áreas mais ao Sul do país registrem os maiores acumulados de precipitação nesta semana.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas (assine aqui). No mapa, vê-se a tendência de precipitações mais abundantes em latitudes mais ao Norte do Brasil assim como em setores mais ao Sul do território nacional.
O que chama atenção no mapa é a grande área de chuva escassa na parte central do Brasil que abrange grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste brasileiro. Isso se deve a uma grande massa de ar seco e quente, associada a uma período de muito calor, que vai inibir a ocorrência de chuva.
No Norte, a chuva desta semana será tipicamente decorrente da umidade do ar tropical quente e úmido, sobretudo sobre a floresta amazônica. Pode chover muito durante a semana no Amapá, Pará, Amazonas e Roraima, inclusive forte em diferentes pontos da Região Norte.
O Nordeste do Brasil merece atenção. Na maior parte da região, especialmente mais para o interior, chove pouco. Os maiores acumulados de chuva devem se dar no Norte do Maranhão e do Piauí assim como em setores da faixa costeira. Duas capitais, em particular, se destacam. Fortaleza e Salvador devem ter chuva frequente nesta semana e com alto risco de períodos de precipitação forte a intensa.
No Sul do Brasil, a chuva tende a ocorrer mais no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho terá episódios de instabilidade principalmente entre esta segunda e a terça e um segundo entre quinta e sexta com precipitação em grande número de cidades. Em alguns pontos, a chuva deve ser forte e volumosa, sobretudo na Metade Oeste, em locais como o Oeste e o Noroeste gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.