O fim de semana no Rio Grande do Sul é de muito sol e com amplos períodos de céu claro, garantindo condições muito aproveitáveis ao ar livre, mas as nuvens altas que começam a ingressar pelo Oeste e o Sul do estado neste domingo já sinalizam uma mudança do tempo que é prevista para ocorrer no começo desta semana no território gaúcho.
Os próximos dias reservam sucessivos episódios de chuva no estado com altos volumes em algumas áreas, em especial das Metades Oeste e Norte do Rio Grande do Sul. Apesar da instabilidade frequente, não se espera chuva constante durante a semana e haverá momentos de tempo seco e com sol. Em algumas cidades, inclusive, em particular do Sul e do Leste do estado, deve chover pouco ou nada na maior parte da semana.
O tempo vai se instabilizar com chuva em várias regiões gaúchas nesta segunda-feira. O sol aparece ainda com nuvens em grande número de cidades, mas a nebulosidade irá aumentar. A chuva avança pelo estado no decorrer do dia a partir do Sul e do Oeste, devendo alcançar grande parte do território gaúcho até o fim da segunda.
A chuva desta segunda-feira tende a atingir mais pontos do Oeste, do Centro e do Norte do estado enquanto no Sul e no Leste gaúcho as precipitações devem ser mais irregulares e fracas a ponto de em diversas localidades sequer chover. Para Porto Alegre, por exemplo, há modelos que não indicam chance de chuva para esta segunda e outros apenas precipitação fraca, mas o sol aparece na capital em parte do dia.
Na terça, a Metade Norte gaúcha terá muitas nuvens com chuva e garoa em vários locais no decorrer do dia. Já na Metade Sul, o tempo firme deve predominar com o ingresso de ar mais seco. Na quarta-feira, o sol aparece com nuvens no estado, entretanto as nuvens tornam a aumentar com possibilidade de chuva em várias regiões da tarde para a noite. As precipitações tendem a ser irregulares.
Na quinta, o Rio Grande do Sul terá sol, nuvens e chuva, mas as projeções dos modelos neste momento discrepam muito sobre a localização das precipitações no estado à medida que a instabilidade será favorecida pelo ingresso de ar mais quente.
Na sexta, há possibilidade de chuva mais em pontos do Oeste e do Sul do estado, inclusive forte em alguns pontos, com ar muito quente invadindo a Metade Norte. Há discrepância também dos dados sobre a sexta, assim que se recomenda ficar atento aos nossos prognósticos para a atualização da previsão nos próximos dias que certamente deve trazer mudanças.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.