Anúncios

Forte vento Minuano começa a ceder com o afastamento gradual do ciclone extratropical do continente. O vento foi muito forte a intenso ao longo do domingo e ainda durante as primeiras horas desta segunda-feira, causando transtornos como falta de luz e agitação do mar com ressaca na costa.

Imagem de satélite do final da manhã desta segunda-feira mostrava o enorme ciclone extratropical no Atlântico Sul e que foi responsável pela ventania | Zoom Earth

As rajadas de vento no Rio Grande do Sul oscilaram entre 80 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste do Estado, de acordo com dados de estações meteorológicas, mas possivelmente foram mais intensas em pontos da orla que não contam com medição por estações.


Já em Santa Catarina, o vento chegou a 130 km/h no alto do Morro da Igreja. O local, pela sua elevada altitude de 1.800 metros, costuma ter vento mais intenso. No Litoral Sul de Santa Catarina, por sua vez, as rajadas chegaram a 85 km/h em Siderópolis.

Em razão do forte vento, o mar ficou muito agitado em todo o litoral gaúcho com registro de ressaca em diversas praias. No Litoral Sul gaúcho, o porto de Rio Grande seguia fechado com condições totalmente impraticáveis para a entrada e a saída de navios em razão do mar grosso e do forte vento.

A ventania do ciclone causou problemas para a população em diversos municípios. Além da queda de árvores, muitas cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul enfrentaram cortes localizado de energia. Caso, por exemplo, de Porto Alegre. Em Pelotas, o vento foi a causa da falta de luz que atingiu diversos bairros da cidade do Sul gaúcho.

Muita gente começou a segunda-feira no escuro no Litoral Norte em razão da falta de luz provocada pelo vento ciclônico intenso | César Cunha

Houve ainda falta de luz em alguns balneários do Litoral Norte do Estado. Mais ce cem mil clientes seguiam sem luz no final da manhã desta segunda-feira, o equivalente a quase 400 mil pessoas.

Previsão de vento

O vento já começou a diminuir e deve ceder ainda mais com o passar das horas. Espera-se uma diminuição maior da velocidade do vento da tarde para a noite desta segunda-feira. Veja nos mapas abaixo do modelo WRF da MetSul como o campo de vento forte a intenso tende a se afastar do Rio Grande do Sul à medida que o sistema de baixa pressão se afasta no sentido de Oeste para Leste.

Projeção de vento para 0h de hoje

Projeção de vento para 12h de hoje

Projeção de vento para 0h de terça

O Leste gaúcho ainda terá algumas rajadas esporádicas, sobretudo na costa, no restante desta segunda-feira, mas que diminuem cada vez mais em frequência.


No fim da tarde e na noite desta segunda a previsão é de o vento estar calmo a fraco em quase todo o Rio Grande do Sul com vento ocasionalmente moderado em alguns momentos apenas no Leste gaúcho, encerando em definitivo o episódio de ventania do ciclone.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios