Anúncios

Forte geada hoje cedo branqueou a paisagem no município paranaense de Marmeleiro | Mauricio Ghettino/Divulgação/Simepar

Paraná congelou sob o maior frio do ano até agora e que trouxe marcas negativas em vários municípios, geada forte a intensa e mesmo congelamento em algumas localidades. O tempo aberto com vento calmo na madrugada desta segunda favoreceu resfriamento intenso no estado paranaense.

Com a circulação ciclônica sobre o Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, trazendo nuvens e vento forte, o ar muito seco e gelado com vento calmo tomou conta do Oeste gaúcho e de Santa Catarina, invadindo na sequência o território paranaense.


O Paraná teve as menores mínimas de 2021 até agora em diversas localidades. Destaque para General Carneiro, no Planalto de Palmas, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 5,4ºC abaixo de zero. Os termômetros ainda indicaram na rede do órgão federal -2,4ºC em Inácio Martins, -0,4ºC em Marechal Cândido Rondon e -1,7ºC em Colombo.

Já a rede do Instituto Tecnológico Simepar apontou mínimas de -4,5ºC em Pinhão de -4,5ºC, -4,4ºC em Guarapuava, -4,2ºC em Ponta Grossa, -3,3ºC em Palmas, -3,0ºC em Toledo, -2,6ºC em Pato Branco, -1,7ºC em Cascavel e -0,9ºC em Foz do Iguaçu. Em Curitiba, o órgão paranaense anotou mínima de 1,5ºC em sua sede, mas o registro de 0,4ºC do dia 30 de junho permanece como o menor de 2021 até agora.

Chama atenção a intensidade do frio no Centro e no Sul do Paraná, mas, especialmente, no Oeste paranaense com marcas tão baixas como 3ºC negativos na região. Isso fez com que a geada fosse muito forte em diversas cidades e intensa em alguns municípios. Houve até cenas de congelamento mais típicas de se ver no Planalto Sul Catarinense ou Aparados da Serra do Rio Grande do Sul em pleno Oeste do Paraná.

A previsão para a madrugada desta terça-feira é novamente de frio muito intenso em todo o Paraná com mínimas menores do que hoje em muitas cidades mais a Leste do estado paranaense, mas não baixas com desta segunda em diferentes pontos do Oeste. Outra vez os termômetros devem marcar -3ºC a -5ºC no Centro-Sul do Paraná.


Projeção de temperatura para o amanhecer de terça do modelo canadense | MetSul

Com a manutenção do frio intenso, a geada novamente deve se fazer presente na maioria dos municípios paranaenses no começo da terça-feira e com intensidade forte a muito forte em grande número de municípios, especialmente da região de Guarapuava e do Planalto de Palmas. Com marcas abaixo de zero, congelamento é novamente esperado nos pontos mais frio do Paraná.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios