Um temporal violento atingiu o município de Iraí, no Médio Uruguai, no Norte do Rio Grande do Sul, na tarde de ontem. Análise dos danos pela MetSul sugere que uma micro-explosão atmosférica (downburst) atingiu a localidade. Trata-se de uma corrente de vento descendente violenta que desce de uma nuvem de tempestade e que ao alcançar a superfície traz vento destrutivo que se expande de forma radial. O risco de temporais havia sido alertado pela MetSul.
Os danos podem ser tão significativos que muitas vezes são confundidos com o de um tornado, como se viu na cidade de Guaíba há poucos dias em episódio do mesmo fenômeno que chegou a virar caminhões na estrada.
O vento neste tipo de fenômeno, em alguns casos, pode passar facilmente se aproximar ou passar de 150 km/h, apesar de casos nos Estados Unidos de rajadas em descendentes (downbursts) de até 200 km/h ou mais.
O temporal com queda de granizo no fim da tarde destelhou casas assim como o Presídio Estadual localizado no município. Árvores e galhos caíram com a força do vento, deixando parte dos moradores sem luz. Conforme o prefeito, Antonio Vilson Bernardi, a chuva não chegou a ser abundante, e os estragos decorreram da força do vento e do granizo.
“Mais de 150 residências foram certamente afetadas pelo temporal. Estamos registrando falta de luz, queda de árvores, a unidade básica de saúde ficou destelhada e o hospital Nossa Senhora Auxiliadora também danificado. Faremos o levantamento para tentar um pedido de apoio à Defesa Civil estadual”, detalhou. De acordo com ele, a cidade, que já enfrenta fortes prejuízos com a estiagem, agora vai ter de contabilizar também os estragos com a chuva.
O centro da cidade foi a parte mais afetada. Houve queda de árvores também na BR-386, na divisa estadual. Na cidade, os ventos destelharam o antigo hotel Planalto. Uma árvore caiu sobre um automóvel no hotel A.J. Termas.
No Balneário Oswaldo Cruz, uma árvore centenária caiu sobre a passarela, destruindo a cobertura. A Prefeitura de Iraí, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma campanha solicitando doações da comunidade regional para ajudar as famílias que foram atingidas pelo temporal.
TEMPO | Destelhamentos por vendaval localizado em Cotiporã no fim da tarde desta segunda. 📷 @GoldmeyerB pic.twitter.com/iQNJtznkvt
— MetSul.com (@metsul) January 25, 2022
Os temporais da tarde de ontem atingiram ainda outros pontos do Norte do Rio Grande do Sul. A cidade de Cotiporã, assim como Iraí, registrou muitos estragos como destelhamentos e quedas de árvores. Em Sarandi, próximo da divisa com Constantina, o vento causou danos. Na linha Cescon, o temporal derrubou várias árvores sobre a rodovia ERS-500 que ficou bloqueada por mais de uma hora.
O risco de temporais prossegue. A chuva da tarde para a noite de hoje novamente será muito irregular e tende a alcançar mais pontos das Metade Oeste e Sul, além de áreas isoladas da Serra e do Norte. No Leste gaúcho, em pontos mais próximos da costa, exceto o Litoral Sul, a chance de chuva hoje é menor.
Risco mais acentuado de temporais na segunda metade do dia, sobretudo à noite, entre a fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul gaúcho. Amanhã, o risco de temporais aumenta no Rio Grande do Sul e ocorrências localizadas podem atingir diversas regiões.