Fernando Sucolotti/Câmara Municipal/Divulgação

Um temporal violento atingiu o município de Iraí, no Médio Uruguai, no Norte do Rio Grande do Sul, na tarde de ontem. Análise dos danos pela MetSul sugere que uma micro-explosão atmosférica (downburst) atingiu a localidade. Trata-se de uma corrente de vento descendente violenta que desce de uma nuvem de tempestade e que ao alcançar a superfície traz vento destrutivo que se expande de forma radial. O risco de temporais havia sido alertado pela MetSul.

Os danos podem ser tão significativos que muitas vezes são confundidos com o de um tornado, como se viu na cidade de Guaíba há poucos dias em episódio do mesmo fenômeno que chegou a virar caminhões na estrada.

O vento neste tipo de fenômeno, em alguns casos, pode passar facilmente se aproximar ou passar de 150 km/h, apesar de casos nos Estados Unidos de rajadas em descendentes (downbursts) de até 200 km/h ou mais.

O temporal com queda de granizo no fim da tarde destelhou casas assim como o Presídio Estadual localizado no município. Árvores e galhos caíram com a força do vento, deixando parte dos moradores sem luz. Conforme o prefeito, Antonio Vilson Bernardi, a chuva não chegou a ser abundante, e os estragos decorreram da força do vento e do granizo.

“Mais de 150 residências foram certamente afetadas pelo temporal. Estamos registrando falta de luz, queda de árvores, a unidade básica de saúde ficou destelhada e o hospital Nossa Senhora Auxiliadora também danificado. Faremos o levantamento para tentar um pedido de apoio à Defesa Civil estadual”, detalhou. De acordo com ele, a cidade, que já enfrenta fortes prejuízos com a estiagem, agora vai ter de contabilizar também os estragos com a chuva.

Fernando Sucolotti/Câmara Municipal/Divulgação

Fernando Sucolotti/Câmara Municipal/Divulgação

Fernando Sucolotti/Câmara Municipal/Divulgação

Fernando Sucolotti/Câmara Municipal/Divulgação

O centro da cidade foi a parte mais afetada. Houve queda de árvores também na BR-386, na divisa estadual. Na cidade, os ventos destelharam o antigo hotel Planalto. Uma árvore caiu sobre um automóvel no hotel A.J. Termas.

No Balneário Oswaldo Cruz, uma árvore centenária caiu sobre a passarela, destruindo a cobertura. A Prefeitura de Iraí, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma campanha solicitando doações da comunidade regional para ajudar as famílias que foram atingidas pelo temporal.

Os temporais da tarde de ontem atingiram ainda outros pontos do Norte do Rio Grande do Sul. A cidade de Cotiporã, assim como Iraí, registrou muitos estragos como destelhamentos e quedas de árvores. Em Sarandi, próximo da divisa com Constantina, o vento causou danos. Na linha Cescon, o temporal derrubou várias árvores sobre a rodovia ERS-500 que ficou bloqueada por mais de uma hora.

O risco de temporais prossegue. A chuva da tarde para a noite de hoje novamente será muito irregular e tende a alcançar mais pontos das Metade Oeste e Sul, além de áreas isoladas da Serra e do Norte. No Leste gaúcho, em pontos mais próximos da costa, exceto o Litoral Sul, a chance de chuva hoje é menor.

Risco mais acentuado de temporais na segunda metade do dia, sobretudo à noite, entre a fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul gaúcho. Amanhã, o risco de temporais aumenta no Rio Grande do Sul e ocorrências localizadas podem atingir diversas regiões.