Anúncios

As imagens de satélite da manhã desta segunda-feira mostravam grande parte do Cone Sul da América do Sul sem qualquer nuvem no céu. O tempo estava claro em praticamente todo o território da Argentina, o Uruguai inteiro e muitas áreas do Chile, do Paraguai e do Sul do Brasil.

NOAA/NASA

O tempo aberto na maior parte das localidades com céu claro na manhã hoje foi resultado do ingresso de ar mais seco e de alta pressão impulsionado por um ciclone extratropical que atuou no Leste da Argentina até o fim de semana e cuja circulação de umidade trouxe muitas nuvens para o Rio Grande do Sul no sábado.


Foi justamente o tempo mais aberto do começo desta segunda que favoreceu maior queda da temperatura em diversas localidades. Campo Bom, por exemplo, registrou mínima de 14,3ºC que é a segunda mais baixa do ano até agora na cidade da Grande Porto Alegre. Já em Novo Hamburgo, na Lomba Grande, fez 13,9ºC. Nos Aparados da Serra, a temperatura chegou a 3ºC em São José dos Ausentes.

As nuvens nesta manhã no Sul do Brasil se concentravam no Nordeste de Santa Catarina e no Leste do Paraná. Consequência do transporte de umidade do mar para o continente que encontra a barreira da Serra do Mar e forma nuvens. No Centro-Norte do Brasil a nebulosidade era abundante pelo ar tropical quente e úmido.


No extremo Sul do continente, a imagem de satélite indicava cobertura de nebulosidade mais na Terra do Fogo e na região de Magalhães, no Chile, na área de Punta Arenas e Puerto Natales. Isso porque há um centro de baixa pressão profundo de 970 hPa, comum na zona, e que vai impulsionar uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil na segunda metade desta semana.

Esse tempo aberto em grande parte do Cone Sul da América do Sul, entretanto, não durará muito. Uma frente fria vai avançar pela Argentina e o Uruguai amanhã e no começo da quarta com nuvens e chuva, o que vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul já em algumas cidades nesta terça e na maioria dos pontos durante a quarta.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O começo do dia tem céu claro em muitas áreas do Estado. No decorrer do período nuvens começam a se formar no território gaúcho à medida que a atmosfera tende a se instabilizar. Chuva muito isolada ocorre no fim da tarde no Oeste e no Sul, onde à noite chove em diversos pontos com o ingresso de uma frente fria. Há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com raios e granizo.

Anúncios