Anúncios

Semana terá chuva na quarta-feira pela passagem de uma frente fria seguida de dias de sol e tempo seco com madrugadas muito frias para a época do ano sob a influência de uma massa de ar frio de alta pressão atmosférica | CRISTIANO SANTOS/ARQUIVO

A semana no Rio Grande do Sul vai começar e terminar com muito sol sob influências de duas massas de ar seco e frio. Agora, neste começo de semana, o ar frio que chegou no final da semana passada está em processo de enfraquecimento e a temperatura se eleva mais à tarde enquanto no final desta semana atuará uma nova incursão de ar frio que chega na quarta-feira e toma conta do Estado na quinta.


Repete-se a condição do domingo e o Rio Grande do Sul vai ter nesta segunda-feira mais um dia de tempo ensolarado e com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões gaúchas. Há chance de nevoeiro e neblina em pontos isolados ao amanhecer, sobretudo perto de rios e em fundos de vales. O ar seco proporciona uma grande amplitude térmica, o que é comum no outono. Dia começa bastante ameno e mesmo frio em parte do Estado, mas aquece rapidamente durante a manhã e a tarde será agradável com máximas próximas dos 30ºC em diversas cidades gaúchas.

Por sua vez, a terça-feira será mais um dia com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul. O dia novamente terá amplos períodos de céu claro em algumas regiões e persiste a chance de ocorrência de nevoeiro ou neblina em pontos localizados entre a madrugada e o começo da manhã. Na segunda metade do dia, as nuvens começam a aumentar a partir do Oeste e do Sul, onde até o final da terça não se descarta chuva em alguns pontos.


A grande mudança do tempo nesta semana ocorre na quarta-feira. Será o dia em que uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul. A chuva será generalizada e forte em algumas áreas. Alguns pontos do Estado podem ter entre 50 mm e 100 mm apenas na quarta-feira. Os modelos numéricos ainda não firmaram uma tendência confiável sobre quais regiões podem ter os maiores acumulados de precipitação com a chegada da frente. Devem ocorrer trovoadas e o risco de temporais isolados não é descartado.

Ainda na quarta-feira começa a ingressar uma massa de ar frio. A temperatura vai declinar acentuadamente na maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia e as máximas tende a se dar no começo do dia em diversas cidades. As mínimas ocorrem à noite, no fim do dia, a partir do ingresso da massa de ar. O frio será reforçado no fim do dia pelo vento que pode soprar com intensidade moderada e rajadas, acompanhando o ingresso da massa de ar frio.

O tempo melhora na quinta-feira. A nebulosidade diminui com o rápido afastamento da frente fria para Norte e a massa de ar seco frio toma conta do Estado com o retorno do sol para todas as regiões. O dia vai começar e terminar frio na esmagadora maioria dos municípios, inclusive em Porto Alegre, com marcas de um dígito em diferentes localidades. As máximas sequer vão alcançar os 20ºC, mesmo com sol forte, em diversas localidades.

A sexta-feira e o sábado, sob influência do ar seco e frio, serão dias de tempo ensolarado no Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro. O tempo aberto e o ar frio vão resultar em madrugadas muito frias para o começo de abril, não se descartando mesmo geada isolada em baixadas de locais de maior altitude. As tardes seguirão com temperatura muito agradável e conforto térmico.

Anúncios