Frio e geada no amanhecer de hoje em São Joaquim | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

A segunda-feira começou com frio e geada em algumas áreas do Sul do Brasil . Os campos amanheceram cobertos de gelo em baixadas da região de São Joaquim, onde se registrou a primeira ocorrência do fenômeno neste mês. A localidade catarinense teve noites com geada durante o verão em dias de tempo muito aberto e seco mesmo com massas de ar frio de modesta intensidade.

De acordo com dados da Epagri-Ciram, a temperatura mínima desta segunda-feira no Planalto Sul Catarinense foi de 4,9ºC em Urupema. Outras estações do órgão catarinense apontaram 7,1ºC em São Joaquim e 7,9ºC em Bom Jardim da Serra. O frio mais intenso foi, assim, bastante localizado e concentrado em baixadas.

No Rio Grande do Sul, estações automáticas particulares indicaram mínimas ainda menores que as do Planalto Sul de Santa Catarina. A temperatura chegou à casa de 3ºC nos Campos de Cima da Serra, na área de São José dos Ausentes. Assim como no Planalto Catarinense, as marcas ocorreram em estações de baixadas. Veja as menores mínimas desta segunda-feira no Rio Grande do Sul:

São José dos Ausentes: 3,5°C
Pinheiro Machado: 4,8°C
Cambará do sul: 5,9°C
Soledade: 6,9°C
Capão Bonito do Sul: 7,0°C
Getúlio Vargas: 7,5°C
Canela: 7,6°C
Pelotas: 7,7°C (52 m)
Ernestina: 7,8°C
São José do Ouro: 7,8°C
São Francisco de Paula: 8,4°C
Bom Jesus: 8,6°C
Pedras Altas: 9,0°C
Vacaria: 9,3°C

Uma nova massa de ar frio vai chegar ao Sul do Brasil entre quarta e quinta com acentuado declínio da temperatura na metade desta semana. Esta nova massa de ar frio que vai chegar na quarta será a mais forte até agora neste ano a alcançar o Sul do Brasil Vai estar associada a um centro de alta pressão de 1027 hPa a 1030 hPa que se instalará no Centro da Argentina.

A incursão fria se originará no Pacífico Sul e ingressará no extremo Sul do continente pela região chilena de Magalhães (Punta Arenas) e depois avançará pela Patagônia argentina até chegar ao Centro do país e o Sul do Brasil. Esta incursão fria derrubará a temperatura também em muitas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

A massa de ar frio vai trazer uma sequência de madrugadas frias a partir de quinta até o começo da semana que vem como o Rio Grande do Sul e o restante do Sul do Brasil ainda não teve neste ano. A probabilidade de geada será alta em baixadas de cidades serranas e podem ocorrer as primeiras marcas negativa do outono no Sul do país.