Anúncios

Onde era pra estar muito frio está quente para os padrões de julho e onde era pra estar quente está muito frio. Este é o retrato da América do Sul neste momento. O Centro da América do Sul está sob influência de uma massa de ar frio, uma verdadeira bolha de ar gelado, enquanto a parte meridional do continente está sob uma massa de ar (não quente) de temperatura muito acima da média desta época do ano na região.

Massa de ar muito fria atua no Centro da América do Sul enquanto massa de ar de temperatura muito acima da média está no Sul do continente | MetSul

Localidades patagônicas que habitualmente nesta época do ano registram mínimas tão baixas como -5ºC a -15ºC começaram a segunda-feira com marcas positivas. As mínima de hoje, por exemplo, foram de 3,6ºC em Ushuaia e1,6ºC em Rio Grande, na Terra do Fogo. Fez ainda 1,8ºC em Rio Gallegos, 4,7ºC em Comodoro Rivadavia, 5,3ºC em Perito Moreno e 3,6ºC em Viedma.


No mesmo amanhecer em que as mínimas chegavam a -4,4ºC em Guarapuava, -4,2ºC em Ponta Grossa, -3,0ºC em Toledo, -2,6ºC em Pato Branco, -1,7ºC em Cascavel e -0,9ºC em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ou 1,5ºC em Oviedo, -1,4ºC em em Caazapa e -1,0ºC em Concepción, no Paraguai. Ou -6,0ºC em Presidência Roque Saenz Peña, em pleno Chaco da Argentina. Ou -0,4ºC em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. Ou -1,0ºC em Rancharia, em São Paulo.

A temperatura no meio da tarde de hoje na província argentina de Chubut, no Centro-Sul do país, alcançava 19ºC em Puerto Madryn e 18,4ºC em Trelew. Em Rio Negro, Viedma tinha 13,3ºC e Bariloche 11,4ºC. Já na província de Neuquén, os termômetros marcavam às 15h uma temperatura de 13,2ºC em Chapelco. E em Santa Cruz fazia 11,1ºC em Puerto Deseado e 11ºC em Perito Moreno. No mesmo horário, Ponta Porá (MS) estava com 14,3ºC. Maringá (PR) registrava 14,6ºC. Campos Novos (SC) tinha 8,9ºC. E, no Rio Grande do Sul, os termômetros indicavam temperatura de 11,5ºC em Porto Alegre.


Uma onda longa no Leste da América do Sul que nos traz o frio e outra avançando pelo Pacífico com as ondulações das correntes de jato | Climate Reanalyzer

A atmosfera se comporta em ondas e as erupções de ar frio estão associadas a padrões de onda longa. Neste momento, há uma onda longa no Atlântico com ar frio alcançando o Sul do Brasil e outra avançando pelo Pacífico em direção ao Chile.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


Entre estas duas ondas há ar mais quente de Norte que está no Sul do continente e traz temperatura muito acima da média na região e superior a de locais de clima muito mais temperado situados no Brasil.

Anúncios