Anúncios

Previsão do tempo para hoje índica algumas nuvens altas no Rio Grande do Sul, mas o dia será de sol e com amplos períodos de céu claro | Ronaldo Siebel

O Rio Grande do Sul está sob influência de centros de alta pressão que garantem uma sequência de dias de tempo firme e ensolarado. Uma área de alta pressão de 1025 hPa atua sobre o Sul do Brasil e outra de 1030 hPa sobre o Oceano Atlântico. O movimento de subsidência na atmosfera promovido pela alta pressão atmosférica garante a sequência de dias de tempo firme e seco com noites frias.

Este sábado mantém a tendência que vem se observando e será mais um dia de tempo aberto e amplo predomínio do sol no Estado, inclusive com períodos de céu claro em diversas regiões. No máximo, nuvens altas aparecem em algumas localidades, tal como já ocorreu ontem.


Frio e geada ao amanhecer

O tempo aberto com perfil seco da atmosfera favorece forte resfriamento durante a noite e o dia começa frio e com geada isolada em diversas regiões do Rio Grande do Sul. As mínimas são negativas em baixadas da Serra do Sudeste, da região de Soledade, da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e do Norte do Estado. São José dos Ausentes deve ter mínima de -1ºC. Em Porto Alegre, mínima de 7ºC ao passo que na área metropolitana as mínimas podem cair a 5ºC em alguns pontos.

Nevoeiro, neblina ou nuvens baixas no começo do dia em pontos localizados do Estado em razão do resfriamento, sobretudo em fundos de vales e nas proximidades de rios. Com o sol, entretanto, aquece rapidamente e a cerração se dissipa nos locais que registrarem restrição de visibilidade no começo da manhã.

Tarde agradável para julho

O dia de sol proporciona a elevação da temperatura e o ar seco garante elevada amplitude térmica. Com isso, apesar do começo de dia frio, a tarde deste sábado será com marcas agradáveis nos termômetros em todo o Rio Grande do Sul. As máximas devem se situar ao redor ou pouco acima da média histórica desta época do ano.


A previsão da MetSul é de máximas de 19ºC em Porto Alegre e 20ºC em pontos da área metropolitana. Deve fazer 19ºC em Uruguaia e 21ºC em Santa Rosa. Caxias do Sul pode chegar aos 17ºC no período da tarde, mesma máxima prevista para a cidade do Rio Grande. Em Bagé e Livramento, as máximas ficam entre 16ºC e 17ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A MetSul enfatiza que o resfriamento será acentuado a partir do fim da tarde e do início da noite deste sábado, antecedendo uma madrugada de domingo que será mais fria e com mínimas amanhã cedo muito baixas que devem favorecer a ocorrência de geada em muitas cidades gaúchas. A Capital, por exemplo, deve começar o domingo com 5ºC e o domingo também será de sol.

Anúncios