Atami, no Japão, foi assolada nas últimas horas por graves deslizamentos de terra que trouxeram imagens impressionantes e que trouxeram à memória as cenas provocadas no país por um outro fenômeno completamente distinto, o grande tsunami de 11 de março de 2011, com água e lodo invadindo cidades. Os deslizamentos deste sábado no Japão foram consequência de chuvas intensas na região central japonesa.
黄瀬川大橋、崩壊。
熱海で大規模土砂崩れ。
車も家も流される事態に。#豪雨 #拡散希望pic.twitter.com/HX5mKb34zj— 炎上動画・面白ネタ拡散バード?? (@enjou_kakusan) July 3, 2021
Autoridades citadas pela emissora japonesa NHK informaram que ao menos 20 pessoas se encontram desaparecidas em razão dos graves deslizamentos e aluvião de terra e água na cidade de Atami.
O governo do Japão se mobiliza para atender o desastre no Centro do país e formou um gabinete de emergência para responder aos danos e intensificar esforços de resgate na localidade atingida e que está situada na prefeitura de Shizuoka, a cerca de cem quilômetros a Sudoeste da capital Tóquio.
熱海市 土石流 第2波!? 目の前だったから死ぬかと思った… pic.twitter.com/KILBfRIPAd
— グラス@そう (@Glasses113) July 3, 2021
土石流が発生した静岡県熱海市伊豆山地区の国道135号線で、NHKの記者が警察が設けた規制線の外側から撮影した映像です。
道路に土砂が流れ出し、真ん中には住宅の緑色の屋根が崩れて横たわっているのが確認できます。https://t.co/5evZ7HbQSL#nhk_video pic.twitter.com/UI6sKox9wd— NHKニュース (@nhk_news) July 3, 2021
熱海市伊豆山の国道135号線で午後3時半頃に撮影された映像です。
店舗や住宅の並ぶ地区に土砂が流れ込み、バスや乗用車が巻き込まれています。https://t.co/33IbPkLfF8#nhk_video pic.twitter.com/OR8BADSoFc— NHKニュース (@nhk_news) July 3, 2021
静岡県熱海市伊豆山の土石流が起きた現場で3日の昼ごろに撮影された映像です。幅広い範囲が土砂に埋まり、たまった土の上をさらに土砂が流れていく様子が確認できます。土砂が流れた先には押しつぶされた住宅や、1階部分が土砂で埋まった住宅も確認できます。https://t.co/B4Qny7HSJn#nhk_video pic.twitter.com/k1uqwvmDVo
— NHKニュース (@nhk_news) July 3, 2021
Imagens de redes sociais e divulgadas pelas emissoras de televisão do Japão mostram uma torrente de água, lama e rochas invadindo a cidade de Atami e levando tudo pelo caminho.
O deslizamento enorme destruiu casas, prédios e automóveis por onde passou. Moradores correram desesperados em busca de refúgio em local seguro enquanto a terra invadia a localidade.
熱海市伊豆山の土砂崩れで多くの家屋が流された。#熱海土砂崩れ #土砂崩れ pic.twitter.com/B3sZHz6ZGq
— 伊達直斗 (@DATE_NAOTO55) July 3, 2021
Os esforços se concentram agora na busca das pessoas desaparecidas em meio ao que sobrou de Atami. Há grande quantidade de lama e terra, além de rochas, cobrindo parte da cidade do Centro do Japão e o tempo instável de forma persistente com chuva e neblina prejudica as buscas das equipes de emergência.
Chuva é a causa do desastre em Atami
Todos os anos nesta época, durante o verão, o Japão sofre com chuvas intensas. A maior parte do país passa neste momento pela sua estação chuvosa ou de monções. Por isso, são freqüentes os alertas de chuva intensa e de risco de deslizamentos com ordens preventivas de evacuação durante os meses de verão.
A cidade do desastre, Atami, teve 313 mm de chuva em 48 horas até meia-noite de hoje, marca superior à média mensal de 242,5 mm, informou a agência meteorológica do Japão (JMA). Em alguns pontos do Centro do Japão, a precipitação nas últimas 72 horas somou mais de 800 mm.
No ano passado, nesta mesma época, também em razão de chuva intensa, ao menos 50 pessoas perderam suas vidas em consequência de deslizamentos de terra e enchentes que assolaram o Sudoeste do Japão. O país é freqüentemente atingido por tufões que causam vento destrutivo e inundações, sem mencionar os terremotos, o que faz com que o Japão possua um dos melhores aparatos de defesa civil do mundo e de prevenção de desastres.