Anúncios

Amanhecer desta sexta-feira em São José dos Ausentes com temperatura abaixo de zero e o gelo da geada cobrindo a paisagem do município dos Campos de Cima da Serra | Sérgio Baun

Sequência de madrugadas abaixo de zero e geada no Sul do Brasil prossegue neste fim de semana e na próxima semana. A parte mais intensa da massa de ar frio já se afastou, mas o tempo aberto e o perfil seco da atmosfera vão favorecer forte resfriamento noturno com míninas baixas por muitos dias seguidos.


O tempo seco deve predominar com muitos dias de sol nos próximos sete a dez dias no Rio Grande do Sul e na maior parte do restante do Sul do Brasil. A região vai estar sob a influência de áreas de alta pressão atmosférica, proporcionando muitos dias seguidos de estabilidade atmosférica com muito sol e noites frias.

Em muitos locais, curiosamente, alguma das próximas madrugadas devem ter mais frio que no começo desta semana, quando o ar congelante estava sobre o Sul do Brasil. Por quê? O tempo seco e aberto. No começo desta semana, quando o ar mais gelada cobria o Sul do país, o céu apresentava muitas nuvens e a atmosfera se encontrava muito úmida.

Com a abundante nebulosidade e o tempo úmido, as máximas subiam muito pouco durante o dia com tardes bastante frias enquanto que a temperatura não caía tanto em horas noturnas. Agora, com o ar seco e o tempo aberto, as madrugadas são mais frias em muitas cidades e as tardes de forma generalizada são bem mais amenas e agradáveis com elevada amplitude térmica, apesar do número de horas de sol ser menor nesta época pelo fato de estarmos no auge do inverno.

Fim de semana com marcas negativas

O Rio Grande do Sul teve hoje mais um dia com marcas negativas. Ontem, a mínima foi a 3,1ºC negativos em Santa Rosa, a menor mínima do ano na cidade do Noroeste gaúcho. Hoje, os termômetros indicaram novas marcas negativas com -1,3ºC em Getúlio Vargas, -0,9ºC em Chapada, -0,8ºC em São José dos Ausentes e -0,4ºC em Santa Rosa. Fez ainda 0,1ºC em São José do Ouro, 0,2ºC em Canela, 0,5ºC em Soledade, 0,8ºC em São Francisco de Paula, 1,3ºC em Nova Bassano e 1,8ºC em Espumoso.

Neste sábado, áreas de baixadas do Norte e do Nordeste do Estado podem voltar a ter mínimas abaixo de zero com geada, mas a tendência é que o resfriamento seja maior na maioria das regiões gaúchas no começo do domingo, não se descartando marcas em pontos dos Campos de Cima da Serra de até 2ºC ou 3ºC negativos na região de Ausentes. Com isso, o domingo vai começar com formação de geada em diversas regiões.

Projeção de geada para o amanhecer do sábado do modelo canadense que está disponível ao assinante na seção de mapas | MetSul

Projeção de geada para o amanhecer do sábado do modelo canadense que está disponível ao assinante na seção de mapas | MetSul

As tardes, por sua vez, devem ser amenas na maior parte dos municípios. As máximas vão ser mais altas neste sábado, situando-se ao redor dos 20ºC na maior parte das cidades, e devem ser menores no domingo com 15ºC a 17ºC na grande maioria das localidades. Com o sol e o tempo aberto, porém, a sensação será agradável para julho ao ar livre.

Mais madrugadas frias na próxima semana

A próxima semana deve manter a mesma tendência deste fim de semana, uma vez que o tempo vai seguir bastante aberto e com o perfil vertical da atmosfera muito seco, o que traz forte resfriamento noturno com mínimas baixas e geada em diversas cidades. Serão muitos dias de céu claro na primeira metade da semana com no máximo algumas nuvens altas. Assim como se espera neste fim de semana, o amanhecer tem nevoeiro, neblina ou nuvens baixas em diferentes locais, mas logo o sol aparece e passa a predominar.


Nos Campos de Cima da Serra, por exemplo, a segunda-feira pode ter mínima de até 2ºC abaixo de zero na região de Ausentes. Na terça, a mesma área deve ter marcas na casa de 1ºC negativo ou pouco abaixo de 0ºC. Na quarta, na quinta e na sexta da sema que vem a região de Ausentes seguirá com mínimas ao redor de 0ºC ou um pouco negativas.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Sem advecção fria e com a atmosfera muito estável com tempo aberto e vento calmo em horas da madrugada, as mínima deste fim de semana e da próxima semana vão se dar em áreas de baixadas com grande diferença de temperatura ao amanhecer entre os diversos  microclimas dentro de uma mesma localidade, especialmente em se tratando de cidades de região serrana com maior variação local de altitude.

Anúncios