Anúncios

Previsão do tempo para hoje indica que a parte mais intensa da massa de ar polar chega ao Rio Grande do Sul e traz um dia de muito frio | Alina Souza

A previsão do tempo para hoje é de gelo. O ar frio já chegou ontem, mas a parte mais intensa de uma poderosa massa de ar polar ingressa hoje no Rio Grande do Sul. O dia todo será muito frio com sensação gélida, agravada pelo vento, especialmente no começo e no final do dia. O frio se intensifica à noite, quando vai estar de enregelar.

O vento sopra fraco a moderado, mas com rajadas no Sul e na orla, o que vai trazer mais baixa sensação térmica. Já mais para o Oeste, o vento é mais fraco e permite geada no amanhecer de hoje em diferentes pontos. À noite, com ar ainda mais gelado ingressando, o vento tende a se intensificar no Rio Grande do Sul.


O sol aparece com nuvens em todo o Estado, mas com períodos de maior nebulosidade no Sul, no Norte e no Nordeste gaúcho. A interação do ar gelado com a instabilidade associada às nuvens não permite se descartar neve em locais de maior altitude do Norte e do Nordeste do Estado.

Mesmo com a presença do sol, as máximas da tarde desta segunda-feira serão muito baixas tal a potência desta massa de ar frio de origem polar. Em grande número de municípios, a temperatura da tarde deve ficar ao redor ou abaixo de 10ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas entre 11ºC e 12ºC na maior parte das cidades. Na Serra, em diversas localidades os termômetros devem ter em torno de 5ºC ou menos no meio da tarde.


À noite, nesta segunda-feira, o frio será muito significativo no território gaúcho. Quase todo o Rio Grande do Sul estará com temperatura variando entre 0ºC e 5ºC às 21h de hoje com marcas negativas em alguns municípios de maior altitude. E, para agravar, muitas cidades terão ainda vento com sensação térmica negativa mesmo que as marcas sejam positivas nos termômetros.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios