Anúncios

FRANCK FIFE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma face pouco conhecida do maior jogador de futebol de todos os tempos. Pelé foi uma voz para conscientizar sobre os riscos das mudanças climáticas e como a humidade deveria agir para evitar as suas piores consequências.

Ele fez um apelo apaixonado à ativista climática mais visível de Bangladesh, pedindo-lhe que unisse forças com ele para combater os impactos climáticos devastadores que causam estragos em todo o mundo.


Em 2019, o Rei Pelé escreveu para a primeira-ministra de Bangladesh Sheikh Hasina pedindo apoio para uma iniciativa do futebol a fim de conscientizar sobre as mudanças no clima. Ele começou a carta, datada de 26 de março, parabenizando Hasina e o povo de Bangladesh no Dia da Independência.


O lendário atacante reconheceu que Bangladesh emergiu como modelo de desenvolvimento sustentável para muitos países nos últimos 10 anos e disse: “É uma conquista fantástica”, afirmou. “Nós pertencemos ao planeta Terra, a Terra não nos pertence”, escreveu.

“Desejo que você se junte a mim na Iniciativa Pelé para Ação Climática e Paz Mundial, aproveitando o poder do futebol como a mais poderosa força unificadora de solidariedade, harmonia, fraternidade e paz em um mundo cada vez mais dividido e alienado”, disse o grande jogador do futebol adicionado.

O ex-ministro dos esportes do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso também prestou homenagem ao pai fundador de Bangladesh, que em suas palavras “foi um líder de estatura e visão do Himalaia”.

Saiful Amin Bhuiyan, representante especial que entregou a mensagem para Hasina disse à época que a iniciativa de Pelé atrairia atenção mundial para “o nível apocalíptico de exposição de Bangladesh às mudanças climáticas”. “O clima é o destino não apenas de Bangladesh, mas também do planeta Terra”, acrescentou.

“Ao galvanizar 3,5 bilhões de torcedores de futebol como a voz mais poderosa para a defesa do clima, esta iniciativa buscará projetar e sustentar uma mudança de paradigma tectônico de uma produção econômica suicida focada em uma “mentalidade mundial” obcecada por soma zero para uma “mentalidade terrestre”, afirmou.

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado naquele ano, os princípios fundadores e a missão da Pelé Earth Cup incluiriam ações “inspiradas e fortalecidas pelos nobres ideais enunciados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas Nações Unidas”.

Pelé chegou a gravar um vídeo endereçado à primeira-ministra de Bangladesh sobre a ideia voltada às mudanças no clima: ““Olá, primeira-ministra Hasina. Boa sorte para você. Ligo para você porque quero dizer que seria muito bom se pudéssemos trabalhar juntos. Acho que é bom para todos. Até breve”, diz Pelé no vídeo.

Anúncios