Anúncios

Tornado em Wuhan trouxe muitos estragos na zona econômica da cidade | STR/AFP/MetSul Meteorologia

Wuhan voltou às manchetes internacionais neste fim de semana com a destruição causada por um violento tornado que atingiu a cidade chinesa na noite da sexta-feira. A capital da província da China de Hubei, uma metrópole, ficou mundialmente conhecida após os primeiros casos do novo coronavírus terem surgido na cidade no final de 2019.

O tornado em Wuhan ocorreu em meio a uma onda de tempestades que castiga a China em várias regiões do país por vários dias seguidos. As tempestades mais severas ocorreram no Centro e no Leste do país, causando destruição e vítimas, além de inundações de grandes proporções pelo excesso de chuva.


Estragos em Wuhan após a passagem do violento tornado | STR/AFP/MetSul Meteorologia

Em Wuhan, o tornado deixou oito mortos e quase 300 feridas. O funil de vento atravessou o distrito de Caidian no começo da noite da sexta-feira, causando colapso de prédios, destelhamentos, quedas de árvores e postes. Dois guindastes e um enorme galpão vieram abaixo na zona econômica de Wuhan, informou a agência estatal Xinhua.

Outro violento tornado castigou a cidade chinesa de Shengze, na província de Jiangsu. Tornados não chegam a ser incomuns em Jiangsu que é uma região com alta frequência de tempestades.

Tempestades severas com vento e tornados de até 200 km/h causam destruição na China | STR/AFP/MetSul Meteorologia

Ao menos quatro pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas na localidade. Diversos prédios que abrigavam fábricas vieram abaixo com a força do vento estimada em mais de 200 km/h.

Clima mais extremo

À medida que se aproxima o verão, a China começa a sofrer com as monções e temporais de chuva e vento mais freqüentes. Já no inverno são comuns as tempestades de neve e de areia a partir do deserto de Gobi, no Norte do país e na Mongólia.


O país vem sendo assolado cada vez mais por eventos meteorológicos extremos com as mudanças do clima, como inundações recordes em diversas províncias chinesas e tornados violentos em tempestades severas.

Anúncios