Anúncios

Porto Alegre deve ter nevoeiro no amanhecer deste domingo e na segunda | Fernando Oliveira

Nevoeiro é fenômeno atmosférico que se tornará cada vez mais freqüente a partir de agora com muitos dias de cerração à medida que avança o outono e se aproxima o inverno. A ocorrência de nevoeiro denso em pontos da Grande Porto Alegre neste sábado é uma amostra deste novo momento do ano em que neblina e nevoeiro passam a ser mais comuns na madrugada e no começo da manhã.

Com efeito, este sábado amanheceu com nevoeiro na Grande Porto Alegre que reduziu a visibilidade horizontal a 700 metros na base aérea de Canoas. Já no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a redução de visibilidade foi ainda maior e chegou a apenas 300 metros. Denso nevoeiro cobriu partes da Capital e da região metropolitana no começo da manhã.


Nevoeiro na climatologia

Um estudo da Força Aérea Brasileira (FAB) da frequência do fenômeno no Aeroporto Salgado Filho, realizado entre os anos de 1998 e 2006, de autoria de Luiz Alexandre Fragozo de Almeida, mostrou que no período houve 63 dias de nevoeiro em junho, 56 em maio e 48 em julho.

Este período de maio a junho, assim, costuma ser de alta incidência de nevoeiro na área metropolitana. A Grande Porto Alegre está ao Norte da Lagoa dos Patos e é entrecortada por vários rios (Caí, Jacuí, Sinos e Gravataí) com muitas áreas alagadiças e de banhados,  o que favorece a ocorrência de nevoeiro. Porto Alegre, ademais, tem o Guaíba ao seu lado do Sul ao Norte da cidade, o que faz com que frequência de nevoeiro e neblina seja muito maior em áreas próximas do manancial.

Previsão

A previsão da MetSul é de ainda mais cerração  neste domingo e na segunda-feira, em especial em áreas do Centro para o Leste do Rio Grande do Sul, sobretudo a Grande Porto Alegre. Os mapas abaixo do modelo WRF, disponíveis aos assinantes, mostram a projeção de visibilidade para o começo da manhã de domingo e o amanhecer da segunda-feira.

A tendência é que a cerração comece a se formar mais cedo e se dissipe mais tarde em muitas áreas destas regiões, o que fará com que o sol apareça em diferentes pontos apenas no meio ou no final da manhã. O denso nevoeiro que se espera em pontos da Grande Porto Alegre será responsável ainda por impedir um resfriamento maior, de forma que as mínimas serão mais altas, apesar de ainda fazer frio.


O tempo muito aberto com céu claro e o vento calmo ou fraco vindo do oceano com ar mais quente em altitude e frio em superfície (inversão térmica) vai trazer as condições ideais para a formação de nevoeiro e denso em alguns pontos.

 

Anúncios