Tempestades atlânticas, conhecidas como borrascas, são comuns na Espanha. Filomena, por exemplo, trouxe a maior nevasca na Espanha em meio século dias atrás. A borracha Hortense que castigou o território espanhol entre quinta (21) e ontem (22), contudo, foi diferente e rara.

Carta sinótica da sexta-feira com a depressão atmosférica Hortense atingindo a península ibérica | Aemet
Como é inverno, tempestades atlânticas costumam trazer chuva, frio, vento e neve. No caso de Hortense, porém, os efeitos foram mais semelhantes a uma tempestade de verão com muitos raios, formação de supercélulas de tempestade e vento destrutivo com força de furacão. Hortense proporcionou imagens que são comuns em temporais de verão e são muito raras de se ver no inverno na Espanha como nuvens do tipo arco e prateleira.
Hortense provocou rajadas de vento de até 179 km/h, tempestades impressionantes, ondas de mais de sete metros na costa atlântica e fortes chuvas na península ocidental.
Impressionant video del pas de l’arcus de tempesta a Vilanova de Bellpuig que em fa arribar mon germà, 21 de gener 8,45h. @eltempsTV3 @meteocat @MeteoMauri @alexmegapc @climadelleida @MeteoBarrufet @Monica_Usart @meteopolita @ecazatormentas @iberiameteo @Vakapiupiu @MeteoredES pic.twitter.com/Pn7svptZMZ
— vep culleré (@vepus) January 22, 2021
A la @ciutatbalaguer ens ha caigut el cel en qüestió de segons. Quin espectacle.@MeteoMauri @TomasMolinaB @TurismeBalaguer @catexperience @jividalgi @aralleida @BalaguerTV @eltempsTV3 @DJIGlobal pic.twitter.com/qWi1b0fbic
— Carles Rabadà (@carlesrgm) January 22, 2021
La foto que em farà famós i no he dit on és? ?
És Montblanc, mirant cap a Forès. Conca de Barberà! https://t.co/RLYXlDGnvM— Àlex Rebollo (@AlexErraEssa) January 22, 2021
#FelizViernes Impresionante #tormenta con #arcoiris ?⚡?️ esta mañana en Valencia vista desde la huerta de Alboraya #22Enero #BorrascaHortense #tiempoCV @AEMET_CValencia @apuntoratge @jcfortea @tiempobrasero @MeteoredES @JuanjoVillena @Tiempo_Valencia @lasextameteo @ElTiempoes pic.twitter.com/whoXEXrgCQ
— Jesús?Martínez? (@xusvalencia) January 22, 2021
Frente de tormenta provocado por la borrasca #Hortense a su paso por Tàrrega (Lleida)
El frente ha dejado fuertes rachas de viento de mas de 190 km/h, granizo y nieve en las montañas
Ha atravesado buena parte del NE peninsular y Baleares#BorrascaHortense #Barcelona pic.twitter.com/ZKw78xSMuw
— ๓єtє๏קคl๓ค (@MeteoPalma55) January 22, 2021
Rubén del Campo, porta-voz da agência meteorológica espanhola Aemet, explicou que Hortense também deixou mais de 3.000 raios e inúmeras tempestades distribuídas por grandes áreas do território. Afirmou que é um fenômeno muito incomum no inverno na Espanha, onde, por exemplo, em pontos do Norte do país, na península central e no vale do Ebro existe apenas uma tempestade desta natureza a cada 10 ou 20 anos.
A atmosfera mais quente e com altos índices de instabilidade proporcionou a formação de supercélulas de tempestade típicas de meses quentes do ano. O Extreme Forecast Index com base no índice de instabilidade CAPE apontou valores altíssimos na península ibérica e na Itália, acompanhando Hortense.
A Espanha, depois da neve de Filomena e do vento de Hortense, se prepara agora para a borrasca Ignacio. Não será tão intensa como a última, mas deve trazer vento forte com potencial de danos.