Anúncios

Rafael Cabral/Arquivo

A MetSul adverte para a possibilidade de temporais isolados nos três estados do Sul do Brasil neste domingo. Serão ocorrências isoladas associadas a formações de nuvens carregadas muito localizadas e não se configura um quadro de tempestades generalizadas. 

Estas formações isoladas podem trazer chuva forte a torrencial com altos volumes em curto período em pontos localizados, não se descartando que venha acompanhada de rajadas de vento forte e queda de granizo.


A instabilidade ocorrerá sob uma massa de ar quente e úmido de origem tropical. O aquecimento diurno com o calor será o “gatilho” para a formação das nuvens carregadas com ocorrências isoladas de chuva intensa e temporais. Por isso, a perspectiva de que os episódios localizados de chuva forte e de temporais se concentrem mais da tarde para a noite, quando a convecção estimulada pelo calor gerará as nuvens mais carregadas.

O sol aparece com nuvens no decorrer do domingo  na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, mas na Fronteira Oeste e na Metade Norte haverá maior nebulosidade com chuva em alguns pontos já no começo do dia.

Da tarde pra noite, a instabilidade aumenta no Estado e a chuva atinge mais pontos da Metade Norte com pancadas isoladamente fortes a torrenciais com risco de temporais localizados de vento e granizo. Nas demais regiões, chuva mais isolada e passageira de verão. Na Metade Sul, pouquíssimos pontos devem ter instabilidade na segunda metade do dia.

Será um domingo quente e abafado. A previsão do tempo da MetSul aponta máximas ao redor dos 30°C na região metropolitana de Porto Alegre e superiores nos vales, o que colaborará para a formação das nuvens carregadas com a umidade mais abundante na atmosfera.

Ciclo de temporais 

Este fim de semana marca o começo de um período de maior instabilidade no Sul do Brasil. A chuva, que vinha caindo mais no Paraná e Santa Catarina, atingirá com maior frequência o Rio Grande do Sul.


Com isso, o ciclo de sol, calor e chuva com tempestades isoladas da tarde para a noite será rotineiro nos três estados do Sul neste final de janeiro e no começo de fevereiro. Em alguns dias, a instabilidade será maior e poderá chover a qualquer hora, inclusive entre a madrugada e de manhã. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios