O avanço de frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira fez a temperatura despencar em cidades da Metade Norte gaúcha que ainda estavam sob influência de ar quente pré-frontal. O tombo da temperatura foi enorme e em muitas cidades de 15ºC a 20ºC em duas horas ou menos, o que explica várias cidades terem sido castigadas por rajadas de vento forte com danos.
Em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, a temperatura que às 10h da manhã era de 30ºC no bairro Planalto caiu para apenas 16,5ºC duras horas depois com a chegada do sistema frontal. Em São Luiz Gonzaga, a estação local registrava 27,4ºC às 9h e uma hora depois a temperatura já era de 15,3ºC.
Em Santo Augusto, a temperatura despencou de 27,9ºC para 18,3ºC em menos de uma hora. Em Serafina Correa, na Serra, as marcas nos termômetros caíram de 29,1ºC para 16,1ºC em pouco mais de uma hora. Em São José dos Ausentes, a temperatura desabou em pouco mais de uma hora de 24,7ºC para 12,2ºC.
A variação de temperatura em 24 horas foi enorme em grande número de municípios com uma diferença até superior a 20ºC. Em Parobé, por exemplo, estação automática particular que ontem registrou a maior máxima do Estado, a temperatura que no meio da tarde da quarta-feira era de 37,6ºC deu lugar a 17,2ºC na mesma hora na tarde de hoje.
Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, com base em dados das 15h da quarta-feira e das 15h desta quinta, a temperatura em Campo Bom foi de 34,6ºC para 17,1ºC. Em Teutônia, de 34,4ºC para 17,0ºC. Em Porto Alegre, de 33,4ºC para 17,3ºC.
Em Tupanciretã, por sua vez, variação de 30,6ºC às 15h de ontem para 15,6ºC às 15h de hoje. Em Vacaria, de 27,6ºC para 13,0ºC. Já em Caxias do Sul, variação em 24 horas de 29,6ºC para 13,8ºC. Em São José dos Ausentes, por fim, de 25,1ºC para 12,2ºC.
Queda de temperatura veio com ventania
A chegada da frente fria se deu com vento forte em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta e que trouxeram danos e transtornos em algumas cidades. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de 86 km/h em São Vicente do Sul, 75 km/h em Torres, 74 km/h em Passo Fundo, 72 km/h em Santo Augusto e Vacaria, e 71 km/h em Soledade. Em Porto Alegre, as rajadas variaram entre 60 km/h e 70 km/h.
15h29 – Atenção condutor!⚠️ Bloqueio total da R. Miguel Tostes, próximo ao número 290, devido a queda de árvore.
Agentes da #EPTC orientam e sinalizam o trânsito no local. pic.twitter.com/vvycAh60WW
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) April 28, 2022
Em Porto Alegre, até o fim da tarde, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou a queda de 14 árvores pela cidade. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que atende as ocorrências pelo trânsito desde o começo da manhã, a rua Miguel Tostes está totalmente bloqueada após a queda de uma árvore. O vento causou queda de árvores ainda em várias rodovias e cidades da Serra gaúcha e em Caxias do Sul um poste caiu e feriu uma mulher.
Temperatura cairá mais
Uma massa de ar frio impulsionada por um ciclone explosivo no Atlântico Sul vai tangenciar o Rio Grande do Sul entre esta sexta e o sábado, trazendo queda adicional da temperatura no período noturno. Como se observa no mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa (nível de pressão de 1.500 metros de altitude) o ar mais frio vai estar sobre o Centro da Argentina.
Na província de Buenos Aires, a temperatura deve ficar ao redor de 0ºC em algumas cidades com geada no amanhecer desta sexta. Hoje, este pulso de ar frio foi responsável por trazer mínimas baixas de 5,5ºC abaixo de zero hoje cedo em Calafate, Santa Cruz, e 5,6ºC negativos em Rio Grande, Terra do Fogo, no Sul do continente.
Ante a proximidade do centro da massa de ar frio e pelo tempo mais aberto, cidades do Sul gaúcho, da Campanha e da fronteira com o Uruguai devem ter as menores mínimas durante a madrugada e ao amanhecer desta sexta com marcas abaixo de 10ºC em muitos pontos. Há possibilidade de marcas tão baixas quanto 6ºC a 7ºC, não se descartando registros de temperatura até mais baixa na Serra do Sudeste e em alguns locais da fronteira. Mais ao Norte do Estado, embora o dia comece um pouco frio, o resfriamento noturno não será tão pronunciado. Na Grande Porto Alegre, 13ºC no amanhecer e novamente à noite nesta sexta com máximas à tarde apenas de 21ºC a 22ºC.
A madrugada de sexta para sábado deve ser a mais fria na maioria das regiões gaúchas pelo tempo mais aberto e o perfil mais seco da atmosfera. No amanhecer de sábado, as mínimas podem ficar entre 5ºC e 8ºC na Campanha, 7ºC a 9ºC na Grande Porto Alegre, e entre 5ºC e 8ºC na maioria dos municípios dos Aparados da Serra. No Centro do Estado, na região de Santa Maria, marcas de 8ºC a 9ºC ao amanhecer. Já no Noroeste, pode onde estará retornando ar quente e úmido, mínimas de 13ºC a 15ºC no começo do sábado.