Anúncios

Porto Alegre (foto) foi a 34°C no Jardim Botânico | FERNANDO OLIVEIRA

Poderia ter sido um dia de dezembro, janeiro, fevereiro ou começo de março, mas em pleno fim de abril os gaúchos enfrentaram um dia de calorão típico de verão, ao menos a maioria dos gaúchos. A temperatura máxima no Estado se aproximou dos 38ºC nos vales em uma tarde de marcas escaldantes em algumas localidades.

O motivo para tanto calor fora de época foi uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. Trata-se de um corredor de vento forte que começa na Bolívia e nesta quarta-feira descia até o Rio Grande do Sul.

Como o jato era atipicamente intenso, a quantidade de ar quente que ingressou no Estado foi muito grande com uma massa de ar muito quente no Norte da Argentina e no Paraguai associada a uma área de baixa pressão térmica na região.


Várias regiões do território gaúcho tiveram hoje máximas perto ou acima dos 35ºC, inclusive a Grande Porto Alegre. O calor da tarde desta quarta-feira foi mais intenso justamente na área metropolitana e nos vales. Veja as máximas de hoje em diversas cidades gaúchas:

Parobé: 37,6ºC
Teutônia: 36,4ºC
Lajeado: 36,4ºC
Campo Bom: 35,9ºC
Esteio: 35,8ºC
São Leopoldo: 35,7ºC
Três Coroas: 35,5ºC
Feliz: 35,4ºC
Novo Hamburgo: 35,4ºC
Porto Xavier: 35,1ºC
Venâncio Aires: 35,0ºC
Santa Rosa: 34,8ºC
Santa Cruz do Sul: 34,6ºC
Westfália: 34,4ºC
Porto Alegre: 34,0ºC
Rio Pardo: 33,9ºC
Minas do Leão: 33,9ºC
Sentinela do Sul: 33,8ºC
Camaquã: 33,8ºC
Cachoeira do Sul: 33,6ºC
Porto Vera Cruz: 33,4ºC
Santa Maria: 33,2ºC

O que trouxe tanto ar quente também trouxe vento. A corrente de jato em baixos níveis da atmosfera foi responsável por provocar vento Norte moderado a forte em muitas cidades com rajadas que chegaram a 81 km/h na base aérea em Santa Maria, uma das cidades do Estado que mais tem vento quando da atuação de um jato em baixos níveis em razão da natureza do relevo local.

Já hoje a chegada da frente fria trouxe alívio em algumas cidades. Na fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho, a temperatura à tarde em muitas cidades estava entre 15ºC e 18ºC enquanto no restante do Rio Grande do Sul era o calor que predominava.

Nesta sexta, o dia começa ainda quente e abafado em diversas regiões, mas com o avanço da frente fria ar mais ameno deve substituir o ar quente e o Estado terminará a quinta-feira com temperatura agradável.

No fim do dia, muitos municípios devem ter temperatura entre 14ºC e 16ºC, mas não se prevê forte resfriamento ainda amanhã. Na madrugada de sábado com ar mais seco e frio é que as mínimas devem ser baixas em diversas cidades gaúchas, inclusive da região metropolitana de Porto Alegre. Várias cidades devem amanhecer no sábado com menos de 10ºC. Porto Alegre pode ter 12ºC.

Anúncios