Tarde mais fria em oito meses na Grande Porto Alegre após uma manhã de muita cerração na região | Alessandro Azevedo

Tarde mais fria em oito meses na Grande Porto Alegre é o saldo desta terça-feira na região metropolitana. A chegada de uma frente fria trouxe significativo aumento da cobertura de nebulosidade após uma segunda-feira de céu azul e o tempo encoberto predominou ao longo do dia.

A área metropolitana ainda teve neblina e nevoeiro em diversos pontos, especialmente no período da manhã. A visibilidade horizontal no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, desceu a apenas 200 metros às sete da manhã. Já na base aérea de Canoas, no momento de maior densidade do nevoeiro, a visibilidade foi de apenas 100 metros.

A temperatura máxima de hoje em Campo Bom de 14,8ºC foi a mais baixa do ano até agora no município. Também no Vale do Sinos, na área rural de Novo Hamburgo, a máxima na estação de Lomba Grande a 100 metros de altitude foi de 14,0ºC, a mais baixa no local desde 3 de outubro do ano passado, quando fez 13,4ºC. Já na estação de baixada, a máxima foi de 14,8ºC, a menor também desde 3 de outubro de 2020, quando fez 14,4ºC. Em Porto Alegre, a máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, foi de 16ºC.

A previsão da MetSul Meteorologia para esta quarta-feira na Grande Porto Alegre é de mais uma tarde fria, mesmo com a presença do sol. Uma vez que o ar que vai estar sobre o território gaúcho será gelado, as máximas não se elevam muito e os termômetros devem indicar apenas entre 15ºC e 16ºC, quando a máxima média histórica de junho está na casa dos 19ºC.

Com o ar polar atuando agora na segunda metade da semana e a previsão de chuva para a região no fim de semana, as máximas não se elevarão muitos nos próximos dias e tendem a permanecer abaixo da média histórica na Grande Porto Alegre. Ao menos em uma semana não se espera que as máximas na Capital atinjam a marca dos 20ºC.