Anúncios

Porto Alegre e outros pontos do interior começaram a segunda-feira com nevoeiro, denso em diversos pontos (imagem abaixo do SBTRS). Na Capital, a restrição de visibilidade obrigou a suspensão das operações no Aeroporto Salgado Filho. Na maioria dos locais, o nevoeiro se dissipa durante a manhã, mas em alguns pontos pode seguir até o período da tarde. O sol, contudo, predomina no Estado hoje. Além de nevoeiro, a segunda-feira tem início com temperatura muito mais alta que na última semana. A estação automática de Ausentes que indicou 7,4ºC abaixo de zero na quinta hoje teve mínima de 9,4ºC positivos.



O domingo foi de tempo ensolarado na Metade Norte do Estado, mas do Centro para o Sul gaúcho o dia foi marcado pela presença de nevoeiro e nuvens baixas com aberturas em algumas destas áreas no período da tarde. Foi o caso de Porto Alegre teve uma manhã e começo de tarde com céu encoberto por nuvens baixas, mas depois pôde testemunhar o sol acompanhado de nuvens. Na hora do jogo do Grêmio, na Arena, o sol aparecia com nuvens na Capital (foto abaixo de @mujicadospampas).


Muita gente que foi ao jogo ficou espantando com uma formação de nuvens na direção do Centro. Da esplanada da Arena a impressão, de acordo com os depoimentos, era de uma cadeia de montanhas no horizonte da cidade (fotos abaixo de Diego Antonio e @tripa_rs). O que os torcedores gremistas viram junto ao horizonte na saída da partida foi uma camada de nuvens baixas e que depois voltaria a tomar conta da cidade à noite, e dando origem ao nevoeiro da madrugada desta segunda-feira.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

E a semana que começa terá alta frequência de nevoeiro e nuvens baixas em horas da madrugada e do período da manhã com posteriores aberturas de sol em Porto Alegre e no interior. Com o avanço de ar quente de Norte e a presença de ar mais frio ao Sul, criam-se condições de inversão térmica. O tempo seco, entretanto, predomina até o fim de semana com muitos dias de sol. O frio da última semana não se repete. Ao contrário, a semana que começa reserva dias quentes. Devido ao ar seco em altitude, até faz um pouco de frio à noite, mais intenso em baixadas da Metade Norte que podem ter geada isolada. A temperatura estará em gradativa elevação e são esperadas tardes de calor. No Noroeste, quase todos os dias da semana serão de marcas altas, especialmente de quarta em diante. Na maioria das regiões, as tardes mais quentes ocorrem na segunda metade da semana. Em Porto Alegre aquece mais a partir de quinta e as tardes de sexta e sábado vão ser de calor. As máximas vão ficar próximas e superiores aos 30ºC no Rio Grande do Sul, em especial na sexta e durante o fim da semana.

Anúncios