Anúncios

Porto Alegre começou a ter formação de nevoeiro e cobertura de nuvens baixas ainda no começo da noite da terça-feira com restrição de visibilidade em partes da cidade, em especial nos pontos mais altos. Às 22h o Salgado Filho já reportava nevoeiro com visibilidade de 800 metros. Em regra, nevoeiro que se forma cedo tarda a se dissipar, o que fará com que muitos pontos do Centro e do Leste do Estado passem grande parte desta quarta com o céu encoberto. Na manhã de hoje, o nevoeiro era forte em pontos da área metropolitana, mas, no geral, a visibilidade era maior que a de ontem em Porto Alegre.



Nevoeiro já estava presente às oito da noite de ontem na Baltazar de Oliveira Garcia, na zona Norte – Yuri Adachi


Também bairros da zona Sul de Porto Alegre já tinham nevoeiro no começo da noite de ontem – Gabriel Ramella

Céu claro e vento calmo favorecem o forte resfriamento noturno em superfície, mas como há o ingresso de ar mais quente em altitude se estabelecem condições de inversão térmica. Quanto mais alto na atmosfera, mais frio fica. Esta é a regra. Na inversão se dá a exceção. Os dados da sondagem por balão meteorológico das 9h de ontem do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mostraram que em toda a parcela da atmosfera entre 300 metros e 1600 metros de altitude a temperatura do ar era maior que a registrada pela estação de superfície. Junto ao solo fazia às 9h da manhã 14ºC, mas a 1560 metros de altitude a temperatura era de 18,6ºC. Hoje, quarta, a sondagem apontou temperatura às 9h no Salgado Filho de 14,4ºC, mas entre 400 metros e 1500 metros de altitude a temperatura era superior a ponto de fazer 21ºC (!!) a 1100 metros de altitude.



Trânsito do começo da manhã de hoje teve a presença de nevoeiro na Grande Porto Alegre – Triunfo/Concepa

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

As condições seguem favoráveis à formação de nevoeiro e nuvens baixas no Centro e no Leste do Rio Grande do Sul nesta quinta e de forma mais localizada na sexta-feira, mas o sol predomina no Estado. As tardes de quinta, sexta e do fim de semana vão ser marcadas por alta temperatura no Rio Grande do Sul com máximas ao redor de 30ºC. Durante o fim de semana a massa de ar quente se reforça e vai esquentar ainda mais. O Estado deverá ter máximas muito altas em pontos do Centro e do Oeste e o Noroeste de 31ºC a 33ºC, não se descartando mesmo máximas superiores em algumas cidades gaúchas.

Anúncios