O fim de semana teve sol e nuvens no Estado com maior nebulosidade e até chuva em algumas cidades no sábado e tempo mais aberto no domingo. A madrugada de ontem foi fria em muitos municipios com marcas ao redor de 10ºC na fronteira com o Uruguai e de um dígito nos Campos de Cima da Serra. Fez 9,3ºC em São José dos Ausentes, 10,1ºC em Herval e 10,7ºC em Livramento. O acentuado resfriamento noturno trouxe nevoeiro que, no caso da Base Aérea de Santa Maria, reduziu a visibilidade a somente 200 metros no amanhecer do domingo. O sol, contudo predominou, e foi um lindo domingo no Estado.


Lindo amanhecer do sábado com sol e nuvens na praia do Cassino, em Rio Grande, no Sul do Estado – Matheus Mello



Espetacular fim de tarde de céu claro deixou a Arena do Grêmio dourada em Porto Alegre – Alexandre Aguiar/MetSul

A maior parte da semana que começa terá sol e nuvens no Estado, mas vão ocorrer períodos de chuva em partes do Estado. Chuva muito irregular na distribuição e na maioria dos dias isolada e passageira, como se viu nesta segunda-feira em Porto Alegre, onde o dia começou com sol para depois ter chuva ao meio-dia (foto de Felipe Colvara) e logo depois o retorno do sol.



A instabilidade tende a se concentrar até quinta-feira na Metade Norte, sobretudo no Norte e no Nordeste gaúcho com pancadas isoladas mais freqüentes da tarde para noite. Por isso, as regiões com maior possibilidade de períodos de chuva serão o Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Alto Jacuí, Vales, Serra, Aparados, Litoral Norte e Grande Porto Alegre. Nas demais regiões, a instabilidade será muito mais isolada e com maior chance na faixa Leste. Entre a tarde e a noite da sexta e o começo do sábado é que se espera chuva mais ampla no Estado com o avanço de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão mais profunda no Uruguai. A temperatura estará agradável no decorrer da semana, sem expectativa de calorão. As noites continuarão amenas, inclusive com sensação de frio em algumas cidades da Serra Gaúcha.