A atuação de um grande vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera com o ingresso de ar úmido e instável no Rio Grande do Sul trouxe chuva localmente intensa para o Estado ontem. Os maiores transtornos se deram na região do Vale do Sinos. Em Novo Hamburgo, a terça-feira amanheceu com alagamentos (foto abaixo de Débora Ertel/Jornal NH) em vários locais da cidade. O mau tempo deixou doze desabrigados no município. Uma casa desabou e outra corre o risco de vir abaixo.
A estação meteorológica mais próxima, em Campo Bom, registrou 70 mm, sendo 60 mm em apenas três horas. Mais ao Sul, ventou forte no Litoral Sul. A rajada máxima no Chuí ontem atingiu 73 km/h. Já próximo ao centro da área de baixa pressão (imagem de satélite abaixo da tarde de ontem), que estava no final da tarde de terça-feira junto ao Rio da Prata, houve chuva e vento forte. As rajadas durante a manhã atingiram 72 km/h no Aeroparque, na cidade de Buenos Aires, e alguns pontos da área metropolitana da capital argentina chegaram a anotar mais de 100 mm de chuva de manhã com alagamentos.
O sol aparece com nuvens nesta quarta-feira na maioria das regiões gaúchas, mas ainda chove no decorrer do dia em pontos principalmente do Norte, Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Já nesta quinta-feira o tempo seco predomina no Estado com sol. Chance de instabilidade mais limitada à área do Chuí. Na sexta, sol e nuvens na maioria das áreas do Estado com possibilidade de chuva isolada, mais da tarde para a noite, sobretudo no Leste gaúcho. A temperatura vai seguir agradável.