A segunda-feira começou com predomínio do sol e ainda um pouco de frio no Rio Grande do Sul, mas em um número bem inferior de localidades que na sexta-feira e durante as noites do fim de semana. Os termômetros na madrugada de hoje indicaram 11,9ºC em São José dos Ausentes e 13ºC em Vacaria. Ontem, domingo, mais uma vez diversas cidades gaúchas tiveram outra madrugada outonal, inclusive com mínimas de somente um dígito na Serra e nos Campos de Cima da Serra.
A primeira metade da semana será influenciada na faixa central da América do Sul por uma área de baixa pressão que se desloca de Oeste para Leste. Um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera avança entre hoje e amanhã para o Uruguai. Entrará em fase com um centro de baixa pressão em superfície amanhã e quarta-feira, dando origem a um ciclone extratropical na costa do Uruguai. Não se espera que este seja um ciclone tão intenso quanto os registrados no período mais frio do ano, mas poderá trazer vento forte para áreas costeiras e mesmo o risco de tempo severo localizado com alguns temporais isolados.
Apesar do sol aparecer hoje no Rio Grande do Sul, o tempo vai começar a se instabilizar com pancadas isoladas entre a tarde e a noite em várias regiões gaúchas. Amanhã, segue o tempo instável com mais chuva, mas o sol chega a aparecer com nuvens em muitas áreas. Na quarta, por conta da circulação de área de baixa pressão, nebulosidade variável e ainda são previstas pancadas localizadas. Nestes três dias, a precipitação será irregular e os volumes variarão muito de ponto para outro, mas alerta-se para chuva localizada que pode ser forte a torrencial com altos volumes. Há o risco de temporais isolados de vento e, sobretudo, granizo por conta de nuvens mais desenvolvidas que tendem a se formar.
O vento começa a se intensificar hoje no Rio Grande do Suk, sobretudo na costa e na Lagoa dos Patos, e sopra mais forte amanhã, especialmente no Sul e no Leste do Estado com as rajadas mais fortes nas lagoas e na faixa costeira. No Litoral Sul, rajadas de 80 a 90 km/h são esperadas entre Rio Grande e o Chuí. Ventará forte também na costa do Uruguai com rajadas de 80 a 100 km/h em alguns pontos, em especial nas costas de Rocha, Canelones, e Maldonado. Pela natureza destes sistemas, cresce a chance até de trombas d’água no Rio da Prata, costa uruguaia, e aqui no Estado nas lagoas e no mar junto ao litoral.