Nevar em abril é muito raro. Com a queda de neve da noite de ontem, no Planalto Sul Catarinense, agora são apenas três eventos de neve documentados no Sul do Brasil no quarto mês do ano. Os dois eventos anteriores que se tem registro confirmado ocorreram em 1999 e no ano de 2016.
O episódio mais marcante foi ano de 1999 porque se trata do registro mais precoce de neve que se tem registro no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia confirma que não há evento em data anterior a essa tão cedo no país.
O evento se deu na noite do dia 16 de abril e na madrugada do dia 17 de abril com queda de neve no Planalto Sul Catarinense. Além de ter sido o evento mais precoce que se tem registro, a neve foi expressiva com acumulação em diferentes pontos da região de São Joaquim a ponto de os telhados das casas terem amanhecido brancos na manhã do dia 17.
Foi uma massa de ar frio mais intensa que a deste abril de 2023. Em Porto Alegre, a temperatura mínima desceu a 8,4ºC no Jardim Botânico no dia 16 e 9,0ºC no dia 17. Hoje, a mínima na mesma estação da capital gaúcha foi de 10,5ºC e não deve ser muito diferente amanhã.
A neve de 1999 teve o mesmo padrão sinótico para a formação que neste evento de abril de 2-2023: uma baixa pressão no oceano gerando instabilidade por convecção sobre o continente e ar muito frio acompanhando.
Mas em abril de 1999 havia duas diferenças e que explica ter nevado muito mais. Primeiro, a massa de ar frio era mais forte que a deste abril de 2023. Segundo, a baixa pressão era um ciclone intenso no Atlântico Sul.
A imagem do então satélite meteorológico GOES-8 da manhã do dia 17 de abril de 1999 mostrava um intenso ciclone extratropical muito perto do continente sobre o Atlântico no Leste do Uruguai e junto ao extremo Sul gaúcho. Por isso, a ressaca do mar foi muito forte na costa gaúcha e a maré de tempestade expressiva, o que causou danos na plataforma de Atlântida, em Xangri-lá, e outras praias no episódio.
Em 2016, no dia 27 de abril, de acordo com dados da Epagri-Ciram, a neve ocorreu nas cidades de São Joaquim e Urupema. A temperatura naquele dia no Morro da Igreja, no município de Bom Jardim da Serra, caiu a -3,6°C. Em Urupema, a mínima foi de -3,2°C. Também naquele evento houve ressaca do mar expressiva das costas do Uruguai ao Sudeste do Brasil. No litoral paulista, a ressaca foi muito forte em Santos e outras praias.