Anúncios

Frente quente vai favorecer raios em várias cidades no decorrer desta sexta | FABIAN RIBEIRO

O ingresso de ar muito quente a partir do Nordeste da Argentina organiza uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O sistema atuará no decorrer do dia no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho, trazendo chuva e o risco de temporais isolados para o estado.

As imagens de satélite do começo da noite desta quinta-feira já mostravam a presença de nuvens mais carregadas ingressando a partir do Noroeste gaúcho e acompanhando a chegada de ar mais quente. A instabilidade avança no decorrer da noite para Sul e o Leste com chuva em mais regiões.

Diferentemente de uma frente fria, que é impulsionada por ar frio, a frente quente tem seu movimento ditado pelo avanço de ar quente. Por isso, seu movimento no estado é de Norte para Sul, ao contrário dos sistemas frontais frios que avançam de Sul para Norte. É também por isso que após a passagem da frente quente esquenta muito, ao contrário da frente fria que traz queda de temperatura.

Frentes quentes ocorrem tradicionalmente no outono e no inverno, especialmente no mês de junho, e costumeiramente trazem chuva localmente forte a intensa, muitos raios e queda de granizo. Embora possam ocorrer temporais isolados com vento, chuva forte, raios e granizo são mais comuns que vento em frentes quentes.

Esta frente quente não deve ser intensa, mas há risco de chuva localmente forte com raios e ocasionais temporais isolados nesta sexta em setores do Oeste, do Centro, Sul e o Leste do estado. Normalmente, estas são as regiões que sofrem os efeitos de uma frente quente, quando já organizada.

Há risco de chuva forte em alguns pontos com raios e ocasional granizo isolado. Na Fronteira Oeste, Norte e Noroeste, ar quente ingressa e o sol aparece com calor nesta sexta. As máximas vão passar dos 30ºC no Noroeste. Parte do Centro e do Leste gaúcho terá chuva e depois a melhora do tempo com ar abafado. No Sul, a chuva mais forte ocorre na segunda metade do dia.

A sequência de mapas a seguir mostra a tendência do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para esta sexta, que pode ser consultada pelo assinante na seção de mapas (assine aqui), em que se observa a tendência de a instabilidade avançar de Norte para Sul no decorrer do dia com áreas de chuva forte e risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul e também no Uruguai.

METSUL

METSUL

METSUL

A instabilidade desta sexta está inserida em um cenário de muitos dias seguidos com chuva que se prevê para o Rio Grande do Sul até o começo de maio, embora ocorram momentos de melhoria. Assim como alertado pela MetSul (clique aqui e leia o alerta), volumes excessivos de chuva e temporais isolados podem ser esperados no estado neste fim de abril e no começo de maio.

No sábado, a frente vai estar sobre o Sul gaúcho no começo do dia e começará a se deslocar para Norte, desta vez como uma frente fria, por estar sendo impulsionada por ar mais ameno, o que trará a chuva de volta para a maioria das regiões gaúchas, em especial o Centro, Sul e Oeste do estado.

Antes da chuva, que atinge desde cedo o Sul, o sol aparece com calor na maioria das áreas do estado e a temperatura em muitas cidades estará bastante alta para o fim de abril com forte a intenso calor. A frente ao encontrar o ar quente poderá gerar chuva forte e temporais ao avançar pelo estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios