Ipês floridos em um começo de primavera com mínimas de inverno na Serra Gaúcha | Edimilson Watzlavick

A primeira madrugada da primavera será fria na maior parte do Sul do Brasil e em parte da Região Sudeste. Marcas abaixo dos 5ºC devem voltar a ocorrer nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas o vento pode prejudicar a ocorrência de geada em alguns locais. Áreas do Sul e do Leste de São Paulo assim como a região serrana do Rio de Janeiro devem ter um começo de quinta-feira com temperatura baixa.

A previsão de mínima para Porto Alegre é ao redor de 11ºC ou 12ºC, uma vez que o vento deve ceder na madrugada e permitir um maior resfriamento. Nos Campo de Cima da Serra, algumas cidades devem ter entre 2ºC e 4ºC ao amanhecer com o perfil muito seco da atmosfera. No Planalto Sul Catarinense, o amanhecer da quinta deve ter marcas perto de 0ºC em algumas localidades. Na cidade de São Paulo, mínimas de 11ºC a 12ºC. Já na cidade do Rio de Janeiro, a quinta-feira terá mínimas de 15ºC a 16ºC.

A última madrugada do inverno de 2021 foi marcada pelo frio no Sul do Brasil, inclusive com registro de temperatura abaixo de zero e formação de geada. A menor marca se deu em Urupema (SC), onde a estação da Epagri-Ciram acusou mínima de 1,7ºC negativo. Os termômetros indicaram ainda mínimas hoje de 0,6ºC em Bom Jardim da Serra, 2,0ºC em Urubici, 2,2ºC em Bom Jardim da Serra, e 2,6ºC em São Joaquim e Painel. Muitas cidades catarinenses amanheceram com menos de 5ºC.

No Rio Grande do Sul, a quarta-feira igualmente começou com temperatura baixa. Os Campos de Cima da Serra tiveram mínimas de 3,1ºC em Vacaria, 4,1ºC em Bom Jesus, 4,4ºC em São Francisco de Paula e 5,0ºC em Cambará do Sul. Lagoa Vermelha anotou 4,3ºC. Muitas cidades do interior do Estado anotaram marcas entre 5ºC e 10ºC. Os termômetros indicaram, por exemplo, 6,8ºC em Passo Fundo e Bagé, 7,4ºC em Uruguaiana, 7,5ºC em Cruz Alta, Quaraí, Soledade e Palmeira das Missões, 8,0ºC em Santo Augusto e 8,1ºC em Tupanciretã.

A mudança de estação com temperatura baixa se deveu ao ingresso de uma massa de ar frio de trajetória oceânica na terça-feira que derrubou a temperatura ainda em parte do Sudeste do Brasil, onde a chegada do ar frio se deu com fortes rajadas de vento que provocaram estragos e queda de árvores nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES). A mínima hoje na cidade de São Paulo, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, foi de apenas 12,5ºC. Na estação de SESC-Interlagos, no Sul da capital paulista, a mínima da quarta foi de 11,8ºC, pouco acima da registrada em Porto Alegre de 11,6ºC.

A massa de ar frio foi ainda responsável por derrubar as máximas. Às 15h de hoje, os aeroportos registravam apenas 14ºC em Curitiba e 15ºC em Congonhas, na capital paulista, onde garoava. Como é normal nesta época do ano, a influência de incursões de ar frio não costuma durar muito e rapidamente volta a aquecer.