Anúncios

A massa de ar frio que ingressou no Rio Grande do Sul entre ontem e hoje derrubou a temperatura. A segunda-feira amanheceu com temperatura muito baixa no Oeste e no Sul do Estado, onde o tempo estava mais aberto, o que permitiu um maior resfriamento durante as horas da madrugada. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 3,9ºC em Quaraí, 4,0ºC em Bagé, 5,4ºC em Dom Pedrito e 5,7ºC em Jaguarão.

Mapa de anomalia de temperatura para o amanhecer desta terça | METSUL

Já o Uruguai começou a segunda-feira com frio na casa de 0ºC e formação de geada em alguns departamentos do país. De acordo com dados do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as mínimas no país hoje foram de 0,3ºC em Lavalleja, 1,4ºC em Mercedes, ,2,0ºC eM Tacuarembó, 2,4ºC em Florida e 3,0ºC em Durazno. As mínimas na área de Montevidéu foram de 9,0ºC no Aeroporto Internacional de Carrasco e 12,0ºC no Prado. Na Argentina, os termômetros indicaram na Grande Buenos Aires 2,0ºC no Aeroporto Internacional de Ezeiza e 5,7ºC na cidade de Buenos Aires. No interior da província de Buenos Aires, a temperatura caiu abaixo de zero. Fez ainda 1,2ºC em Rosario e 2,3ºC em Córdoba.


A MetSul antecipa que o frio se intensifica no Rio Grande do Sul no começo desta terça-feira. A nebulosidade, como esperado, diminuiu e grande parte do Estado estava com tempo aberto no fim da tarde, exceção de pontos do Leste e do Nordeste gaúcho. Com a atmosfera seca e a escassa nebulosidade, a temperatura terá acentuado declínio na noite de hoje e durante a madrugada.

A previsão da MetSul é de mínimas entre 3ºC e 5ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha, podendo a temperatura cair mais em alguns pontos. No Centro do Estado, os termômetros devem indicar entre 5ºC e 7ºC, o que mesmo que se prevê para baixadas do Noroeste e a maior parte das cidades do Planalto. Em Porto Alegre e região metropolitana, a maioria dos locais deve amanhecer com 9ºC a 11ºC. Na Serra e nos Aparados, mínimas, em geral, ao redor dos 5ºC com marcas inferiores em algumas localidades.


Com a temperatura baixa da madrugada, as condições se tornam propícias para a ocorrência de geada. O fenômeno deve ocorrer em diferentes regiões, mas com fraca intensidade, de forma localizada e mais concentrado em áreas de baixadas. O mapa acima mostra a projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer desta terça. Projeções de geada podem ser consultadas a qualquer hora pelo assinante na seção de mapas.

As noites seguem frias no restante da semana no Rio Grande do Sul. O ar frio volta a se intensificar na quinta-feira após perder força na quarta, o que vai manter a temperatura baixa durante a noite. Com instabilidade na Metade Norte, as menores mínimas na segunda metade da semana ocorrerão no Sul gaúcho. Praticamente toda esta primeira metade de outubro será marcada por temperatura abaixo da média no Rio Grande do Sul.

Anúncios